O Rio de Janeiro voltou com força total ao cenário internacional do turismo. Entre janeiro e maio de 2025, o estado recebeu 1.032.537 turistas estrangeiros, segundo dados da Embratur, com base em registros da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. O número representa um crescimento expressivo de 52,3% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o estado havia recebido 677.878 visitantes internacionais.
O bom momento é visível até nos dados isolados: apenas em maio, foram 130.546 estrangeiros, um salto de 55% em relação ao mesmo mês do ano passado. O sucesso do Rio no setor é atribuído a uma série de fatores, incluindo o retorno de grandes eventos internacionais. Mega shows, como o de Lady Gaga em 2025 e o de Madonna em 2024, têm colocado a cidade no radar de turistas do mundo inteiro.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho do estado é resultado direto de ações estratégicas de promoção internacional.
O Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro como o portão de entrada do turismo internacional no Brasil e a sede de grandes eventos. O crescimento representa o resultado do nosso esforço de promover esse destino lá fora e atrair ainda mais turistas internacionais”, afirmou Freixo.
O avanço no Rio segue a tendência de crescimento observada em todo o Brasil. Entre janeiro e maio deste ano, o país recebeu 4.887.229 visitantes estrangeiros, o que corresponde a 70% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. O número é o maior já registrado para o período, superando até os anos de 2016 a 2018, quando o país recebia, em média, 3,3 milhões de turistas.
Em maio, o Brasil registrou 461.341 turistas internacionais, número 37,4% superior ao de maio de 2024. Freixo ressaltou que o crescimento do Brasil está muito acima da média global.
O momento que o turismo brasileiro está vivendo não tem precedente no mundo. Em 2025, a chegada de turistas internacionais cresce 50%, enquanto a previsão da ONU Turismo para o resto do mundo está entre 3% a 5%”, destacou.
Com a combinação de eventos culturais de alto impacto e estratégias de divulgação bem-sucedidas, o Rio de Janeiro reafirma sua posição como um dos principais destinos turísticos do planeta.