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Rio de Janeiro já arrecada cerca de 124 milhões com o turismo em 2023

Os dados são da Secretaria Municipal do Turismo e correspondem a janeiro e junho deste ano

Com o decreto do fim da pandemia, diversos setores econômicos voltaram a se estabelecer e ganharam impulso no mercado brasileiro, sendo o turismo um deles. Esse ramo foi um dos mais afetados pela Covid-19, e desde o segundo semestre de 2022, vêm ganhando força com a promessa de um mercado promissor nos próximos meses. Segundo dados da Secretaria Municipal do Turismo do Rio de Janeiro, a capital carioca já arrecadou cerca de 124 milhões de reais provenientes desse segmento, no período entre janeiro e junho de 2023. A expectativa é que os números continuem em ascensão, uma vez que a receita total gerada pelo setor no ano anterior alcançou a marca de 176 milhões.

 

Para realizar a análise, a pesquisa levou em consideração os desembarques nos Aeroportos Santo Dumont e Tom Jobim e na Rodoviária Novo Rio, visitações em pontos turísticos como Cristo Redentor, Bioparque, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), AquaRio e Museu do Amanhã, além de ocupações nos hotéis da cidade, seja em grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, quanto nos períodos de baixa temporada. Para o Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Alexandre de Almeida, o turismo está retomando seu faturamento com empregabilidade e desenvolvimento de novos negócios. “Após o longo período de pandemia, as pessoas anseiam por viagens e querem desfrutar do período que ficaram em casa. Nesse sentido, o turismo está estabelecendo o seu faturamento com empregabilidade e desenvolvimento de novos negócios”.

 

Um dado curioso é que o principal cartão postal da cidade não liderou o ranking nestes primeiros seis meses. O local mais visitado pelos turistas foi o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que a busca dos turistas com 182.069 mil visitantes, acompanhado do Cristo Redentor, principal polo turístico da cidade, e AquaRio, com 83.637 mil visitantes em ambos. Segundo o especialista é fundamental se planejar antes de viajar, para evitar contratempos e poder usufruir o máximo as opções de passeios. “Para realizar uma viagem, é essencial se planejar financeiramente, pois, os custos com passeios podem variar, além das despesas com passagens aérea/rodoviária e com hotel serem, muitas vezes, acima da média em alta temporada”, concluiu.

Sobre a Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestres e doutores. Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros. 

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