A cidade do Rio de Janeiro foi reconhecida com a Certificação Ouro do programa What Works Cities, da Bloomberg Philanthropies e da organização Results for America. O prêmio internacional destaca cidades que se sobressaem no uso de dados e evidências para aprimorar políticas públicas. Neste ano, apenas nove cidades da América Latina receberam a certificação. No Brasil, Rio de Janeiro e Niterói foram as únicas cidades a receber o prêmio de nível Ouro.
O What Works Cities é uma iniciativa global da Bloomberg Philanthropies em parceria com a Results for America, que apoia cidades na utilização de dados para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos. A Certificação Ouro é concedida às cidades que atingem padrões elevados no uso de dados para embasar decisões e aprimorar serviços públicos.
– Quando os dados orientam os serviços da nossa cidade, não apenas entregamos resultados para a nossa comunidade, mas também reconstruímos a confiança dos residentes. A Certificação What Works Cities mostra que estamos tomando decisões inteligentes, baseadas em evidências, e tornando os moradores parceiros na melhoria da cidade – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
A certificação reconhece iniciativas inovadoras da Prefeitura do Rio, como a gestão eficiente de dados pelo Instituto Pereira Passos (IPP) e pela Secretaria Municipal de Fazenda, o Data Rio e, em especial, o programa Territórios Sociais. Desenvolvido em parceria com a ONU-Habitat, o programa social identifica famílias em situação de vulnerabilidade e conecta essas populações a serviços essenciais, como matrícula escolar, assistência médica, acesso a benefícios sociais, suporte habitacional e qualificação profissional.
Em janeiro de 2025, quase 32 mil famílias identificadas pelo programa foram atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde e quase 26 mil receberam suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social.