O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, o dossiê da postulação conjunta das cidades para a candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Em evento na tarde desta quinta-feira (16/1) no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, que integra o Parque Olímpico carioca, os dois prefeitos reiteraram o desejo de receber os dois eventos.
Após oficializar a postulação conjunta das cidades em carta entregue no dia 3 de dezembro de 2024, o passo seguinte foi a entrega do dossiê. Ambos os prefeitos ressaltaram que não só Rio e Niterói, mas a Região Metropolitana do Estado também será beneficiada com a realização das competições. – O Rio de Janeiro é um exemplo de sucesso na realização de eventos internacionais. Se o Pan fosse amanhã praticamente já teríamos toda a infraestrutura pronta. Evidentemente haverá legados para as duas cidades e essa ideia de fazer os Jogos no Rio e em Niterói está sintonizada com o movimento internacional em ter projetos esportivos mais sustentáveis, de compartilhar custos. É uma inovação da proposta do Brasil, caso o COB acolha, e uma oportunidade extraordinária para a Região Metropolitana do Rio – disse Rodrigo Neves.
O compromisso final das cidades será a defesa da postulação da candidatura perante o colégio eleitoral do COB, no dia 29, data da escolha da representante brasileira na disputa pela sede do Pan 2031. Assunção, no Paraguai, atualmente, é a única cidade que já oficializou sua candidatura para os Jogos.