O município recebeu prêmios em duas categorias: Tecnologia e Inovação e no Ranking Geral.
O município do Rio de Janeiro foi premiado no Ranking Connected Smart Cities 2021, evento nacional que envolve empresas, entidades e governo sem uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação para a construção de cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Durante a cerimônia de premiação, realizada nesta quarta-feira (01/09), na capital paulista, a cidade do Rio foi premiada em duas categorias: 1º no Ranking Connected Smart Cities: Tecnologia e Inovação e 7º Lugar no Ranking Connected Smart Cities Geral.
Um dos quesitos em que o Rio obteve destaque foi o de iluminação
pública. Nos últimos meses, a Prefeitura do Rio instalou mais de 130 mil pontos de LED, reduzindo 80% do consumo de energia, e há previsão de mais de 320 mil novas luminárias até 2022. A expansão do Centro de Operações Rio, o maior centro de monitoramento urbano da América Latina, também possibilitará mais investimentos em tecnologia de ponta com previsão de mais de 10 mil câmeras, cinco mil pontos de wi-fi, mais de nove mil sensores georeferenciados e a criação do CORLab, espaço voltado para startups criarem soluções para melhorar a resiliência da cidade frente a problemas, como poluição atmosférica, inundações, mobilidade e deslizamentos. O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho, que
representou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante o evento, destacou algumas ações da atual gestão que recolocam o Rio no contexto de cidades inteligentes.
Essa premiação demonstra que, em apenas oito meses de gestão, o trabalho desenvolvido no município do Rio já apresenta desempenho importante e resultados significativos que apontam para uma retomada do protagonismo do Rio no cenário de cidades inteligentes e sustentáveis. Destacou o secretário Willian Coelho.