Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Rio mantém isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que, até sábado, mais de 52 mil casos e cerca de 5.200 óbitos foram confirmados por coronavírus no estado. Até o momento, entre os casos confirmados, 37.470 pacientes se recuperaram da doença.

As cidades que lideram em número de casos confirmados são Rio de Janeiro (com 28.841 casos), Niterói (com 3.050 registros) e Nova Iguaçu (com 1.766 ocorrências).

Há dez dias, o governo do Rio de Janeiro apresentou um plano que prevê a retomada gradual da atividade econômica, o Pacto Social pela Saúde e Economia. O plano estabelece três bandeiras: vermelha, amarela e verde para a flexibilização do isolamento social e o retorno da população à rotina.

Com isso, o estado definiu a bandeira vermelha quando a ocupação dos leitos de UTI for superior a 90%. A Bandeira Amarela será usada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90%. Já a Bandeira Verde remete a uma situação de normalização, que só se configurará quando houver taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% e evolução negativa de novos casos.

Além das bandeiras, outros dois parâmetros servirão para balizar a retomada da economia fluminense: a evolução da curva de casos da doença e a taxa de ocupação de leitos em UTI nos hospitais públicos. Os ‘alertas’ serão feitos semanalmente, sempre às sextas-feiras, com base na análise das informações divulgadas.

 

 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias