Jornal DR1

Rio recebe Festa Literária Criança Arteira com programação gratuita para crianças e famílias

IMG_1337 (1)

Evento promove acesso à literatura infantil e formação de educadores nos dias 27 a 29 de novembro, na Penha Circular e com atividades onlineA Festa Literária Criança Arteira chega ao Rio de Janeiro nos dias 27 a 29 de novembro, ocupando a Arena Cultural Dicró, na Penha Circular, com uma programação gratuita voltada para crianças, famílias, educadores e projetos sociais da região das 10h às 13h. O evento celebra a literatura como ferramenta de transformação social e promove atividades que unem arte, leitura, afeto e pertencimento.Idealizada pela Paiol Cultural, a iniciativa busca democratizar o acesso à literatura infantil e estimular o hábito da leitura desde a infância. O projeto Festa Literária Criança Arteira é realizado com recursos do Edital Feiras Literárias – Edição Rio Capital Mundial do Livro, integrado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.“A Festa Literária Criança Arteira é sobre encantamento, escuta e pertencimento. Queremos que cada criança tenha a oportunidade de acessar livros, se veja nas histórias e se reconheça como leitora desde cedo”, afirma Jessica Santos, fundadora e diretora executiva da Paiol Cultural.

Na quinta-feira, 27 de novembro, a programação terá início com o projeto “Poesia pra ver com as mãos”, que propõe explorar formas de trabalhar a leitura por meio de materiais que envolvem toque, textura, som e movimento, ampliando o repertório criativo e imaginativo das crianças. A atividade será transmitida às 19h pelo Instagram da Paiol Cultural. Já às 20h, no YouTube da Paiol Cultural, será transmitida “Leitura para todos: autonomia e inclusão através de livros acessíveis”, abordando como o braille e outros formatos acessíveis garantem o direito à leitura e ampliam a participação de todas as crianças.

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, três escolas da região participam de uma manhã repleta de atividades. A recepção às 10h será feita pela Trupe Nóia Cia, com intervenções artísticas e lúdicas. Em seguida, haverá contação de histórias “Baile da Quebradinha” com Vanessa Henriques e oficinas criativas. A programação segue com o espetáculo infantil da Trupe Nóia Cia – “Cri Cri o Girassol Literário”, além de espaço livre para brincadeiras.

No sábado, dia 29 de novembro, dois projetos sociais são convidados para vivenciar uma experiência literária e afetiva. A manhã começa com a recepção da Trupe Nóia Cia, seguida por uma roda de conversa com Elaine Marcelina, Karen Lamego e a Emmanuele Santos, mediada pela professora e artesã Renata França. A conversa tem como tema “Leitura e Ancestralidade: Conexões que atravessam o tempo”, refletindo sobre como as histórias passadas de geração em geração fortalecem o pertencimento e a identidade das crianças.

A programação segue com uma mini oficina de marcadores de livros com Mayara Albino, o lançamento do livro Cecília e o Morro do Vulcão, da autora Hanny Saraiva, e a contação de histórias “Zuri e os instrumentos musicais”, apresentada por Karen Lamego. Pais e responsáveis também participam da oficina Bordado e Poesia, com Karen Souza, que une arte e reflexão. O encerramento será com o espetáculo “Cri Cri e o Girassol Circo Pocket”, da Trupe Nóia Cia. Durante todo o evento, haverá espaço livre para brincar.

Escritores da Zona Norte e região foram convidados a expor seus livros durante a programação de sábado, fortalecendo a participação de autores locais e valorizando a produção literária da região. A iniciativa busca ampliar a visibilidade desses escritores e promover um contato direto com o público, incentivando o acesso à leitura e a circulação de obras independentes.

Confira também

Nosso canal