Jornal DR1

Rio recebe pela primeira vez o projeto musical lusófono “Meu Bairro, Minha Língua”

mat 02 culturaVinicius-Terra-_-Banda-Crédito-Bruna-Monique (1)

Evento gratuito estreou no dia 25 de janeiro em Santa Teresa e vai até 16 de fevereiro em bairros como Tijuca, Bangu e Pavuna

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o projeto “Meu Bairro, Minha Língua” chega com uma proposta musical inédita, a #CaravanaErrejota. Promovendo a valorização de nossas raízes culturais e a riqueza da língua portuguesa, de 25 de janeiro a 16 de fevereiro, Vinicius Terra & Banda farão quatro apresentações gratuitas em diversos espaços culturais da cidade. No repertório estão músicas autorais e releituras de clássicos, que unem gêneros como boombap, afrobeat, trap, samba, fado e bossa nova, refletindo as múltiplas influências que formam o Brasil. Com participações especiais e batalhas de rima, o evento já passou por grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília e Belém do Pará, e se tornou um ponto de conexão entre os artistas lusófonos.

Fazendo sua estreia na Cidade Maravilhosa no próximo sábado (25), os shows acontecem no Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa, a partir das 19h. A caravana do “Meu Bairro, Minha Língua”, que conta com participações de cantoras como Luciane Dom e Bela Ciavatta, segue no dia 1° de fevereiro para a Tijuca e passa por Bangu no dia 07 do mesmo mês. Nesta etapa, entra em cena a Batalha Terra do Rap, com rodas de MCs de diversas regiões do Rio, que vão duelar pelo prêmio de uma viagem de intercâmbio para acompanhar a tour em Portugal de “Vinicius Terra & Banda”. O vencedor será descoberto no dia 16 de fevereiro dentro do Festival Terra do Rap, que acontece na Pavuna, unindo assim os dois eventos.

Idealizado por Vinicius Terra, artista e ativista cultural da Pavuna, o movimento “Meu Bairro, Minha Língua” surgiu através do sucesso da canção de mesmo nome, em colaboração com Elza Soares, Linn da Quebrada e os artistas portugueses Dino D’Santiago e Sara Correia. Lançada com videoclipe em 2021, a música faz parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa e sua mensagem traz uma poderosa expressão da identidade e da conexão linguística. O projeto também ganhou formato de série, com depoimentos dos artistas envolvidos em seis episódios e está disponível no Globoplay. Uma segunda temporada começa a ser gravada nesta caravana no Rio de Janeiro.

Serviço
 

Data: 01/02 (sábado), 17h – Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca

Data: 07/02 (sexta), 19h – Arena Carioca Hermeto Paschoal, em Bangu 

Endereço: Praça 1º de maio s/nº – Bangu

Data: 16/02 (domingo), 14h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna

Endereço: Praça Enio s/n – Pavuna

Classificação: 16 anos

Entrada Franca, sujeito a lotação. Retirada de ingressos através da plataforma Sympla.

Confira também

Nosso canal