Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Robson Caetano: Orgulho nos 100m Rasos

Brasileiro Com Muito Orgulho - Robson Caetano

 

Atleta é um dos maiores recordistas do esporte brasileiro.

Um dos atletas mais proeminentes do atletismo brasileiro, Robson Caetano é dono de recorde no 100m rasos desde 1988. Participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos: Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996, chegando a cinco finais.

Robson nasceu em 4 de setembro de 1964, na capital do estado do Rio de Janeiro. Sua carreira no esporte começou aos16 anos, sendo incentivado por um professor de educação física. O jovem Robson treinava por seis horas no Conjunto Célio de Barros, perto do Maracanã, porém, a pista do local era tão precária e cheia de buracos que Robson tinha de prestar atenção nos melhores pontos para se pisar. Ainda assim, seu empenho e velocidade tinham tempos tão impressionantes que especialistas em biomecânica gravavam seus treinos para estudar. .

Estes mesmos especialistas constataram atrofias musculares e erros de postura em Robson, o que serviu para que o atleta pudesse corrigir e assim Robson conseguiu segundos a menos em suas corridas. Essas observações de especialistas foram tão importantes que um dos maiores recordes do atletismo do brasileiro é de Robson: 10 segundos nos 100m rasos!

Seu primeiro pódio foi aos 19, nos Jogos Pan-americanos de Caracas em 1983, no revezamento 4x100m, junto a João Batista Eugênio Silva, Nelson Rocha dos Santos e Gerson Andrade de Souza, o quarteto conquistou a medalha de bronze.

Quatro anos depois, nos Jogos de Indianápolis 1987, Robson ganhou medalha de prata nos 200m. E, na edição seguinte – Havana 1991 – conquistou o ouro tanto nos 100m e 200m. E na sua quarta e última participação no Pan-americano, em Mar del Plata, 1995, Robson ficou em quarto lugar nos 200m. Quatro anos depois, o atleta se aposentou das pistas, aos 35 anos de idade.

Mesmo aposentado do atletismo, Robson não abandonou o esporte por completo. Graças a sua experiência no esporte, foi comentarista nas provas de atletismo na TV Globo por quinze anos, três anos na TV Record, dez anos na Spor TV, sendo seu último trabalho deste tipo na Fox.

Além de ser comentarista e jornalista, Robson Caetano também participou do Dança dos Famosos e hoje é personal trainner e dá aulas de educação física em um colégio particular no Rio de Janeiro.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho