Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Sarau em Casa Com Vida recebe Muato e Reinaldo Amâncio

Projeto da Casa com a Música promove lives semanais com artistas de diferentes gerações, países e estilos        

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, apresentam o Sarau em Casa Com Vida, projeto de shows online que promove nesta terça, 9 de março, às 21h, o encontro dos cantores, músicos e compositores Muato e Reinaldo Amâncio. Realizada pela Casa com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a iniciativa tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e a riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão virtual do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. A apresentação é de Robertinha Villas e Ricardo Moreno. 

Muato – Foto: Reprodução

Cantor, ator, diretor e produtor musical, Muato é de Vila Isabel, bairro do subúrbio carioca famoso por revelar ícones da nossa cultura, como Noel Rosa e Martinho da Vila, e iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto e tem se destacado pela sua atuação em diversas funções artísticas. Diretor musical de espetáculos teatrais, recebeu o prêmio APTR pela canção de “OBORÓ, Masculinidades Negras”, ao lado de César Lira. A sua linguagem é marcada pela utilização de recursos expressivos, como percussão vocal e corporal e arranjos vocais com sonoridades não convencionais. Fundou a Orquestra de Pretxs Novxs, que estreou em 2019 com o espetáculo “Reza”, realizando as composições, arranjos e direção musical da peça, dirigida por Carmen Luz, além de estar em cena como ator. Atuou em produções aclamadas por público e crítica, como “Andança – Beth Carvalho”, “Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Rio Mais Brasil – O Nosso Musical”, “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e “Quando a Gente Ama”. Como produtor musical, foi premiado na Europa pelo Awards Deutscher Rock & Pop Preis 2019, ganhando em sete categorias, entre elas, “Melhor Disco de World Music”, “Melhor Disco de Pop Latino” e “Melhor Arranjo”.  

O seu mais recente trabalho é a série de videoclipes Afrolove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, exibida no seu canal no Youtube, que expressa o amor dentro do contexto social vivido pela população preta. O single “Nossa História” é o terceiro da sequência e encerra a primeira parte do projeto. Em abril, ele entra numa nova fase: uma série de cinco músicas apresentadas em performances audiovisuais ao vivo com convidados. live session, gravada no Teatro Firjan – SESI, no Centro do Rio de Janeiro, será disponibilizada nas principais mídias digitais de forma gratuita e amplifica a perspectiva, trazendo outros artistas negros para interagirem com as questões abordadas e utilizarem suas expressividades artisticamente. O projeto foi selecionado pelo “Bossa Nova”, programa de fomento à cultura idealizado pela plataforma Benfeitoria e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo do ISS-RJ, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Globo, Kappamakki, PSR e Rede D’or.

Reinaldo Amâncio – Foto: Reprodução

Natural de Japeri, município da Baixada Fluminense, Reinaldo Amâncio tem a música no DNA. Com pai violonista e mãe cantora, absorveu influências de diversos estilos, como o choro, o samba, o soul, o rock e o baião. Ainda criança, começou a frequentar com o pai os saraus musicais e, aos 15 anos, formou, com amigos, sua primeira banda para participar de festivais, chamada “Flor da Pele”. Na sequência, integrou o grupo “Desaguada”, que mais tarde trocou o nome para “KMD5”. Com o “KMD5”, fez sua primeira gravação, no antigo estúdio Havaí. Participou de muitos projetos e shows no Sesc de São João de Meriti, município onde passou a atuar na animação cultural depois de romper com o KMD5. Passou por diversos conjuntos de samba da Baixada até ser convidado pela nova geração de músicos de Belford Roxo para compor uma banda que carregava o nome “Sou do Beco”, mudando posteriormente para “Cabeça de Nego”.

Essa formação foi mais longe, participando do Rock in Rio e do Free Jazz Festival. Como compositor, coleciona parcerias com nomes como Serginho Meriti, Renato Biguli, Ronnie Marruda e Nilo Romero. Após o aprendizado adquirido em duas viagens à Europa, Amâncio tornou-se um ativista ambiental, tendo lançado dois clipes sobre a causa, “Eu quero plantar” e “Nosso planeta é a nossa casa”, e desenvolvido, em parceria com a escritora e poetisa Ana Carolina, uma iniciativa sustentável para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Atualmente, está envolvido em um projeto da prefeitura que proporciona atividades artísticas a idosos, transformando a vida de diversas pessoas.

    

Sarau em Casa         

O Sarau em Casa Com Vida realiza lives semanais, sempre às terças-feiras, com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É a versão online do Sarau Com Vida, evento por onde já passaram mais de 150 artistas, de nomes de peso da música brasileira, como Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Gerson King Combo, Kiko Continentino, Renato Piau, Mauro Senise e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Soul Guanabara, Luciane Dom, ChelleMuato, Nana Kozak e Lílian Bonard.         

Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias