Jornal DR1

Saúde Bucal: A endocardite bacteriana

É o nome dado à inflamação das estruturas internas do coração causada pela contaminação bacteriana, o que pode ser originada na cavidade oral e pode levar o paciente a uma internação hospitalar, e em casos mais graves, até mesmo à morte. Existem diversas causas que podem levar ao surgimento, sendo uma delas a falta de higiene bucal correta. 

A endocardite bacteriana consiste na inflamação dos tecidos do endocárdio provocada por bactérias que atingem o tecido. A presença de bactérias na corrente sanguínea pode ocorrer por diversos fatores, sendo os principais o uso de drogas injetáveis com seringas contaminadas e complicações bucais sem o tratamento adequado, como o surgimento da cárie, que é uma complicação responsável por provocar a destruição dos tecidos do dente e em seu estágio mais avançado ela alcança o periodonto, afetando o osso alveolar podendo chegar  a corrente sanguínea e a  periodontite, que é uma doença que provoca a destruição dos tecidos periodontais, e que se não tratada pode provocar a perda do elemento dentária e  fazer com que as bactérias atinjam a corrente sanguínea.

A endocardite bacteriana se divide em dois tipos, aguda e a subaguda, as duas afetam o endocárdio e as válvulas do coração, quando essas bactérias se instalam nos tecidos do coração, elas se multiplicam e provocam o surgimento de pequenas estruturas formadas por restos de células, plaquetas, fibrina e bactérias, que podem destruir as válvulas do coração, gerando um comprometimento do funcionamento do coração por conta da má circulação. A evolução desta condição sem que seja realizado o tratamento, leva a destruição dos tecidos e à formação de coágulos infectados que podem se desprender e espalhar-se pelo corpo através da corrente sanguínea, o que gera o risco de AVC, embolia pulmonar e insuficiência renal aguda, além do risco de insuficiência cardíaca, é extremamente importante que o diagnóstico seja feito de forma precisa e rápida para iniciar o tratamento, visto a doença pode levar o paciente ao óbito.

A suspeita da endocardite bacteriana ocorre a partir de uma avaliação dos sintomas, por possuir sintomas muito semelhantes a várias outras doenças, é necessário a realização de exames para confirmar. Além desta avaliação clínica, podem ser solicitados alguns exames, como: hemocultura, ecocardiograma, tomografia computadorizada. Seu tratamento deve ser realizado através da introdução de antibióticos diretamente na veia do paciente e em casos mais graves o profissional pode encaminhá-lo para a realização de uma cirurgia para corrigir o problema e devolver sua função cardíaca. para prevenir o surgimento dessa complicação é importante que o paciente cuide bem de sua higiene bucal, sempre escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio dental e realizar visitas periódicas ao dentista para efetuar os procedimentos como a profilaxia, que é responsável por remover toda a placa bacteriana e tártaro dos dentes.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24