A associação entre a saúde bucal e a importância do sono, não percebemos o quanto a saúde bucal pode ter em todo nosso corpo e na qualidade de vida. E uma das consequências de um sono ineficiente que podemos ter é babar e o que leva a isso?
Vamos entender, quando estamos acordados, o organismo produz em média, um litro de saliva durante o dia, nesse meio tempo, não babamos, porque os músculos da boca estão sendo usados a todo o momento, mas, quando dormimos nossos músculos relaxam e a boca tende a ficar aberta, contribuindo para processo de babar durante o sono, essa ação é involuntária, pelo fato de não controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo.
Há vários fatores relacionados ao sistema oral que podem desenvolver a pratica de babar, que impossibilita o selamento labial, como a má oclusão dentária, língua maior do que o normal, má formação óssea, desvio de septo, são alguns desses fatores, que podem contribuir para impedir o selamento labial. E esse ato contínuo pode motivar ao ressecamento da boca, a pouca saliva noturna acaba caindo toda no travesseiro e o paciente pode ficar com a mucosa jugal flácida, que são as bochechas, lábios inferiores sem força, ressecados e rachados, pode desenvolver halitose, ronco, deglutição atípica, alterações vocais, as cordas vocais ficam muito tempo ressecadas, há uma variedade de consequências, relacionadas a baba.
Devemos ter ciência de que, o que é correto da nossa respiração é nasal, mas é comum respirarmos pela boca em algumas condições rotineiras, como durante atividades físicas, que precisamos aumentar o volume de ar inspirado, ou quando estamos com o nariz congestionado, mas, quando a respiração por via oral acontece por um período longo, pode influenciar negativamente diretamente nosso bem-estar e no nosso dia a dia.
Quais são as formas de evitar babar enquanto dorme? Dormir de costas, encontrar o travesseiro certo para manter a postura correta da cabeça enquanto dorme, usar protetor bucal e uma boa hidratação ajudam a reduzir a baba durante o sono. Mas a baba excessiva durante a noite pode ser indicativa de problemas de saúde que precisam de uma investigação mais aprofundada.
As técnicas de posicionamento durante o sono para reduzir a baba. A sua posição de dormir desempenha um papel importante na baba noturna. Dormir de costas pode minimizar este problema, uma vez que a gravidade ajuda a evitar que a saliva se acumule dentro da boca. Além disso, colocar almofadas ao longo dos lados do seu corpo pode evitar que se vire para um lado durante o sono, o que aumentaria as hipóteses de o excesso de saliva sair pelos lábios abertos.
Para diagnosticar e tratar corretamente os problemas dentários que contribuem para que a baba noturna marque uma consulta com o seu dentista, ele irá indicar exame completo e poderá recomendar testes de diagnóstico adicionais. Fazer certos ajustes no seu estilo de vida pode ajudar a minimizar a baba durante o sono.