Jornal DR1

Saúde Bucal: Botox ou preenchimento com ácido hialurônico

São dois procedimentos estéticos muito procurados no âmbito da harmonização orofacial e, por isso, tendem a ser confundidos por muitos pacientes. Mas os dois são conhecidos por amenizar rugas, prevenir sinais profundos, repor o volume perdido com o tempo, combater flacidez e aumentar os lábios. Por serem dois procedimentos injetáveis, a dúvida que surge é sobre o mecanismo de ação da toxina botulínica e do preenchimento com ácido hialurônico se é o mesmo, mas não é.

O botox age paralisando o músculo, impedindo a movimentação e, consequentemente, impedindo a contração muscular que forma a ruga.  O ácido hialurônico repõe o volume perdido de algumas áreas da face e melhora o contorno do rosto, com isso, atuando também, na redução da flacidez. A toxina botulínica traz naturalidade e um ar descansado ao rosto, amenizando rugas existentes e prevenindo futuras marcas. Já o preenchimento com ácido hialurônico age dando volume à pele. 

A toxina botulínica, conhecida pela marca botox, é uma proteína natural que bloqueia temporariamente o impulso nervoso dos músculos e, consequentemente, previne o aparecimento de rugas de expressão, dando à pele uma aparência mais lisa. Por isso, o botox atua sobre as rugas que se formam no rosto decorrentes da contração muscular quando sorrimos ou franzimos a testa por forma a prevenir o aparecimento de rugas estáticas, que se mantêm visíveis mesmo com o rosto relaxado. Agora o Botox, é uma técnica que permite, atenuar ou prevenir o aparecimento de rugas de expressão no terço superior da face, evitar o aparecimento das que se formam no nariz e dos famosos pés de galinha, que são as rugas ao redor dos olhos, corrigir o sorriso gengival, arquear as sobrancelhas, aliviar as rugas ao redor da boca, na região do queixo e no pescoço. Em contrapartida temos o ácido hialurônico que é uma substância que está naturalmente presente no nosso organismo e a maior concentração está na pele, sendo responsável por dar a hidratação e elasticidade à pele. Com isso, à medida que envelhecemos, a presença de ácido hialurônico vai diminuindo gradativamente e a nossa pele vai ficando mais flácida, com os contornos faciais pouco definidos e com sulcos mais pronunciados, tipo a chamado bigode chinês. Desta maneira o ácido hialurônico, é mais utilizado nos preenchimentos sob a forma de gel, que pode ser utilizado para a hidratação da pele, atraindo moléculas de água e colágeno, aumentar volume e definir o contorno dos lábios, preencher a região malar, que são as maçãs do rosto, corrigir e definir a linha da mandíbula, preencher as rugas do sulco-geniano, conhecido como o bigode do chinês, remodelar o nariz, suavizar as olheiras. Em resumo, tanto o ácido hialurônico como o Botox, são dois procedimentos pouco invasivos e totalmente seguros, quando realizados por profissionais com a experiência necessária.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24