Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Clareamento dental requer uma série de cuidados

Foto: Freepik

Para manter o efeito positivo do clareamento é essencial evitar ou reduzir o consumo de determinados alimentos e bebidas que alteram a cor dos dentes. Clarear os dentes envolve também ter uma alimentação saudável e ter certos cuidados no dia a dia. Devido à alta concentração de corantes, sejam naturais ou artificiais, certos itens são considerados inimigos da cor do seu sorriso. Portanto, eles devem ser evitados.

Depois do clareamento nos dentes é preciso evitar o consumo de refrigerantes, que tenha coloração, exemplo é o suco de uva que provoca manchas e escurecimento dos dentes, o que ocorre com  o vinho,  não é recomendado após realização do clareamento dental. Após o clareamento odontológico é  recomendado reduzir o consumo de chocolate,  a coloração  marrom  não é adequada para os dentes. Tanto o café quanto os chás mais escuros , alteram a cor natural dos dentes, essas bebidas provocam  manchas que alteram bastante o efeito do clareamento ao longo do tempo. Os chás que devem ser evitados são: chá-mate, chá preto, chá de frutas amarelas, chá de hibisco ou frutas vermelhas. É possível tomar outros tipos de chás sem que isso comprometa o clareamento nos dentes.

É  preciso ter cuidado quanto ao consumo de tomate,  natural ou em molhos, o tomate altera a cor dos dentes e também pode provocar manchas. A  acidez do tomate pode aumentar  os riscos de sensibilidade, isso ocorre com o ketchup. Além de ficar atento aos alimentos que alteram o efeito do clareamento dental, é preciso ter outros cuidados diários essenciais para a manter a cor perfeita do seus dentes. Após o clareamento é preciso dar uma atenção especial à higienização diária de dentes e gengivas.

O primeiro passo é usar uma escova de dentes com cerdas ultramacias. Além de alcançar regiões mais difíceis da boca, esse tipo de cerda protege o esmalte dentário, evitando assim ocorrer a sensibilidade.

A segunda recomendação é usar fio dental diariamente. Este item é indispensável para uma higienização eficaz, já que somente o fio elimina os restos de alimentos que ficam presos entre os dentes e na região da curva gengival. O uso do fio dental evita diversos problemas bucais, a começar pelas placas bacterianas e tártaro. Outro cuidado diário é usar um creme dental adequado para dentes sensíveis.

Por mais que a higienização bucal seja impecável no dia a dia, as placas bacterianas tendem a se formar ao longo do tempo, podendo também gerar tártaro e uma série de outras complicações. Para evitar este problema, é fundamental ir ao dentista e realizar uma avaliação geral a cada 6 meses. Por meio de uma simples limpeza odontológica, as placas bacterianas e o tártaro são totalmente eliminados, garantindo a proteção dos dentes e gengivas contra a ação das bactérias causadoras de problemas como cáries, gengivite e periodontite.

A soma de todos estes cuidados é o que determina a qualidade e tempo de duração quanto ao efeito do clareamento.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20