É muito importante começar a cuidar da higiene bucal dos bebês o mais cedo possível. Mesmo que os dentes de leite sejam temporários, eles podem desenvolver cáries e infecções, e as mães podem passar bactérias prejudiciais para os seus pequenos. Uma boa higiene bucal do bebê começa com a saúde bucal da própria mãe. Bactérias que causam doenças, como o streptococcus mutans, podem ser facilmente transmitidas pelas mães às crianças, segundo a Academia Americana de Pediatria, e isso pode levar às cáries. Além disso, hábitos alimentares ruins podem aumentar a quantidade dessas bactérias e o risco de passar para o bebê, é importante cuidar bem da sua alimentação e manter uma boa higiene bucal.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alertam que as cáries na infância, que podem formar cavidades nos dentes, são uma doença infecciosa bastante comum entre os bebês nos Estados Unidos. Marque uma consulta com o dentista no segundo trimestre da gravidez. Fazer uma limpeza e cuidar da saúde bucal nessa fase é seguro para o seu bebê e ajuda a diminuir os riscos de transmissão de bactérias e infecções.
Também é importante agendar o primeiro exame de saúde bucal do seu bebê. O pediatra vai avaliar se há necessidade de fazer algum procedimento adicional com base nesse exame inicial. Os especialistas recomendam visitas ao dentista a cada seis meses, então é uma boa ideia escolher um odontopediatra que possa cuidar do sorriso do seu filho de forma completa e constante nos próximos anos.
No primeiro ano de vida, limpe as gengivas do seu bebê pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, além de após as mamadas. Isso ajuda a evitar o acúmulo de bactérias e restos de comida. A melhor maneira de fazer isso é envolver o dedo indicador em uma gaze limpa e úmida, e delicadamente limpar as gengivas do bebê. Independentemente da idade, os micro-organismos na boca sempre representam uma ameaça, e manter uma higiene oral adequada é fundamental para prevenir problemas futuros. Mesmo que o bebê ainda não tenha dentes de leite, é importante cuidar da higiene da sua boca. Assim, podemos evitar o acúmulo de micro-organismos e remover restos de leite. Quando os primeiros dentes de leite começarem a aparecer, geralmente por volta dos seis meses, é fundamental começar a escová-los para prevenir cáries, as dedeiras podem ser bastante úteis. Elas são feitas de silicone e têm uma pequena escova na ponta, que fica no dedo do adulto. Com elas, é possível escovar os dentes que já surgiram e também limpar as gengivas, ajudando a manter a boca do bebê o mais limpa possível.
Mesmo sendo um bebê, o processo de escovação deve ser parecido com o que os adultos fazem, é importante limpar todas as superfícies dos dentes e também a língua, garantindo uma higiene completa. O indicado é esclarecer todas as suas dúvidas numa consulta, pois apenas um profissional poderá avaliar corretamente as necessidades específicas de cada bebê.