Jornal DR1

Saúde Bucal: Como o flúor atua nos dentes?

O flúor é um elemento químico extremamente importante para evitar a perda de minerais dos dentes e impossibilitar o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por elementos ácidos presentes na saliva e na alimentação, para aproveitar bem os seus benefícios, o flúor é incorporado na água encanada e nos cremes de dentais e com a aplicação tópica de flúor concentrado, pelo dentista, tem um efeito mais potente para fortalecer os dentes. O flúor irá prevenir os dentes das cáries, ele irá se concentrar nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento, contribuindo para endurecer o esmalte dos dentes de decíduos, chamado de dente de leite e os permanentes que ainda não nasceram, mais não é um privilégio só para os baixinhos, mas de proteção para os dentes dos adolescentes e adultos. Isto significa que, o flúor para os dentes ele precisa fazer parte da sua vida e da dos pequenos também. Por esse motivo, incluir um creme dental fluoretado, desde cedo na rotina de higiene bucal das crianças é tão importante.  O flúor auxilia na proteção dos dentes, já que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, tanto de leite quanto permanentes, como esse componente mantém inserido nas estruturas ósseas em crescimento e nos dentes. E consequentemente, o flúor além de fortalecer os dentes, previne o desgaste dos dentes causado pelo contato com a acentuada quantidade de saliva e a infecção por bactérias, agindo na prevenção das cáries dentárias, sendo um potente dessensibilizante, contribuindo para fechar os poros e evitar o desconforto de que tem sensibilidade nos dentes. 

A aplicação de flúor deve ser feita somente por um dentista, que avalia, caso a caso, a necessidade de uso da substância. Uma vez que o profissional considerar adequado usar o flúor, a aplicação do flúor é indicada para: Crianças a partir dos 3 anos, mais com a orientação e avaliação de um dentista; adolescentes; adultos, especialmente se possuir exposição das raízes dos dentes e idosos com problemas dentários também. Agora sempre em alerta porque a superdosagem por tempo prolongado pode ser tóxica ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, pode causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.  É importante lembrar que, não deve-se engolir os cremes dentais e produtos com flúor, principalmente os aplicados pelo dentista. 

Agora que você já sabe o que é flúor, que tal descobrir os alimentos que contêm flúor? Os alimentos também possuem flúor, como os peixes marinhos; chás feitos com folha em destaque o chá preto; crustáceos; espinafre e batata, mas a concentração de flúor nos alimentos pode variar, então fique ligado e que você tenha uma boa rotina de higiene bucal, escovando os dentes após as refeições, com o creme dental indicado pelo seu dentista e não esquecer o fio dental, que é de uso diário. Diminuir a ingestão de açúcares; visitar seu dentista regularmente para exames de rotina.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 17 dez 24