Jornal DR1

Saúde Bucal: Como os distúrbios alimentares afetam sua boca

Os transtornos alimentares atuam principalmente na saúde bucal, as doenças como desnutrição, bulimia e anorexia aliados negativos a saúde bucal, como induzir o vômito, causam lesões marcantes aos dentes, que precisam de acompanhamento interdisciplinar.

Os distúrbios alimentares abrangem anorexia nervosa, bulimia e compulsão alimentar e todos esses três distúrbios têm resultado negativo na boca e com isso, as pessoas com anorexia têm medo de ganhar peso ou engordar, mesmo quando estão muito abaixo do peso, limitam a ingestão de alimentos, praticam exercício excessivamente e, depois de comer se submete a provocar o vômito, usa laxantes ou diuréticos para livrar seu corpo que imagina que esteja em excesso peso. Ao contrário da anorexia, temos a bulimia é a ingestão excessiva de alimentos várias vezes ao dia. Uma vontade incontrolável de comer, faz com que a alimentação seja pouco saudável, e geralmente de alimentos doces e gordurosos. Os estudos mostram que 89% dos bulímicos mostram sinais de danos na boca e nos dentes.

Todos esses distúrbios alimentares têm consequência negativa no corpo, causando deficiência de vitaminas, minerais e nutrientes associadas a esses distúrbios podem causar problemas no organismo fazendo com que não funcione corretamente como a perda de peso, queda de cabelos, baixa temperatura corporal, ausência ou irregularidade do ciclo menstrual, doenças cardíacas, insuficiência renal e possível morte. E essa falta de vitaminas e nutrientes também é refletida na boca e, para os que induzem o vômito, os ácidos estomacais causam danos aos dentes e os sinais bucais indicadores são: Boca seca e aumento das glândulas salivares, lábios secos e trincados, lesões bucais, erosão dos dentes, sensibilidade ao frio e quente nos dentes.

O habito de vomitar pode levar ao desgaste dos dentes, os ácidos estomacais chegam à boca por meio do vômito e desgastam o esmalte gradativamente, a parte que mais sofre com o vomito é a face interna do dente, o ácido acaba danificando toda a superfície dentaria, podendo levar as fraturas com mais facilidade e ao surgimento de cáries. E não podendo esquecer que na bulimia, ocorre uma maior ingestão de carboidratos de forma compulsória, favorecendo a lesões nos dentes. E não podemos esquecer da inflamação das glândulas salivares e xerostomia, a conhecida boca seca, são outras manifestações orais observadas. E se tratando de anorexia, apresentam-se alterações nas mucosas, que são geralmente vermelhas e com enfraquecimentos devido a deficiências nutricionais. 

O dentista faz parte da equipe interdisciplinar que lida com o problema do transtorno alimentar. Os tratamentos se baseiam na compensação dos efeitos do comportamento, eliminando a dor e a hipersensibilidade que o paciente possa apresentar, tratando cáries e restaurando a estrutura dentária.

É importante que a pessoa trate sua doença física e psicologicamente.

Confira também

Nosso canal

RESPIRARTE - 14 JAN 25