Paciente com diabete é mais propenso às doenças gengivais, como a gengivite e periodontite, os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.
O diabetes é uma condição causada por deficiência na produção ou na absorção de insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas que auxilia o corpo na quebra da glicose para permitir que tenhamos energia para manter o organismo funcionando. Que é conceituada como síndrome metabólica visto que a insulina do mesmo modo atua de maneira na produção de proteínas e lipídios que irão integrar o corpo humano. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
No início, o diabetes geralmente não apresenta sintomas ou dor, mas há alguns sinais que chama atenção e que podem estar relacionados com a saúde bucal, então fique atento no surgimento de secura na boca, aftas, cáries, cicatrização tardia e infecções por fungos, são os sintomas mais comuns do diabético. As infecções na gengiva são as que causam mais incômodo, pois a má circulação sanguínea na região da boca está comprometida, pois o alto índice de glicose, que é o aumento de açúcar na saliva, que causa da proliferação de bactérias nas gengivas, ocasionando, gengivite, que tem uma caracterizada de gengiva vermelha ou inchadas que podem sangrar no ato da escovação e no passar do fio dental, podendo levar as pessoas a diminuírem a escovação por medo do sangramento. Mas essa diminuição da higienização, não é indicada, porque pode levar a periodontite e infecções mais grave, ocasionando à perda do elemento dentário.
Uma variação bem comum nos diabéticos é a halitose, conhecida como mau hálito, fator de destaque, quando o diabetes esta descompensado, que pode ser causado pela falta de higienização, uso do fio dental, cigarro, gengivite, bebidas alcoólicas e boca seca, que devem ter a atenção redobrada na higienização bucal, isso porque, os pacientes com diabetes apresentam índices altos de açúcar no sangue, o que acaba dificultando no trabalho das células defensoras no organismo, que atua principalmente na boca.
Se o nível de glicose no sangue não for bem controlados, o diabético tem maior chance de desenvolver doença gengival que pode levar a perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes, por isso a importância de ter um cuidado especial com a saúde bucal, já que é mais propenso a desenvolver doenças bucais. E a principal forma, é cuidando da higiene oral para diabéticos, escovando os dentes após cada refeição, passando fio dental e usando enxaguante bucal, diariamente e fazer uma visita ao dentista a cada seis meses ou quando tiver alguns desses sinais.