As glândulas salivares produzem saliva, que umedece os alimentos para torná-los mais fáceis de engolir e contém enzimas, que são as proteínas, elas ajudam a dissolver os alimentos para possibilitar a digestão. As glândulas salivares podem funcionar mal, por serem infectadas ou bloqueadas por cálculos que se formam em seus dutos. As glândulas salivares com mal funcionamento produzem menos saliva, causando boca seca e cáries dentárias e provocam dor. Existem três principais glândulas salivares na boca, que são as glândulas parótidas, que são as maiores glândulas salivares, que se posicionam logo atrás do ângulo mandibular, abaixo e à frente dos ouvidos. As glândulas sublinguais ficam sob a lateral da língua e as glândulas submandibulares ficam sob a lateral da mandíbula. Além dessas glândulas principais, há muitas glândulas salivares pequenas distribuídas por toda a boca.
O que afeta as glândulas salivares são: Disfunção, cálculos, infecção e edema, acometendo, mas entre os adultos. Quando o fluxo de saliva é insuficiente ou quase inexistente, sente-se a boca seca é chamada xerostomia. Doenças, como síndrome de Sjögren, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, Infecções, como o vírus de imunodeficiência humana (HIV). Mas, nem todos os casos de secura da boca são causados por uma disfunção das glândulas salivares, como: Beber pouco líquido, respirar pela boca, ansiedade ou estresse e o envelhecimento, que tem a ingestão de uma substância que provoque secura da boca, do que ao processo de envelhecimento em si. A saliva tem um papel importantíssimo na proteção natural contra cáries dentárias, especialmente nas raízes dos dentes e a secura da boca for intensa, pode provocar dificuldade para falar e engolir.
O cálculo pode ser formado a partir dos sais contidos na saliva, quando as pessoas estão desidratadas ou quando tomam fármacos que diminuem a produção de saliva, ou quem tem a doença gota têm maior chance de formar cálculos. E quando há bloqueio do duto, que leva a saliva da glândula para a boca, essa obstrução faz com que a saliva retroceda no duto, provocando uma inflamação dolorosa das glândulas salivares. Um duto obstruído e uma glândula cheia de saliva parada podem ser infectados por bactérias e com isso pode ocorrer, inchaço e dor na glândula afetada, essa dor ou inchaço aumenta após as refeições, quando ingerem algo que estimula o fluxo salivar e não tem para onde sair e a glândula incha. Existe tratamento de distúrbios das glândulas salivares: Para a boca seca, uma boa higiene dental e alguns casos, o uso de fármacos, no caso de cálculos, analgésicos, líquidos, ou em algumas vezes, remoção do cálculo, mas para infecção, antibióticos e medidas físicas, para edema, vários tratamentos, possivelmente incluindo cirurgia. O importante é beber líquidos durante todo o dia, utilizar escova e fio dental regularmente e visitar seu dentista periodicamente, em caso de dúvidas ou surgimento de alguns desses sintomas, procure o seu dentista.