Muitos estão acostumados que dois minutos representam o tempo ideal para cada escovação. Mas há evidências de que esse tempo pode não ser suficiente. Segundo pesquisas, para eliminar a maior quantidade possível de placa é melhor mais tempo para isso: de três a quatro minutos. Isso significa que dois minutos não são suficientes?
Na década de 70, muitos dentistas passaram a recomendar que as pessoas escovassem os dentes por dois minutos, e mais tarde recomendaram o uso de escovas com cerdas suaves. Entretanto, o consenso atual se baseia principalmente em estudos publicados a partir da década de 90, que analisaram o tempo de escovação, as técnicas e os diferentes tipos de escovas.
Esses estudos mostraram que dois minutos de escovação conduziram a uma boa, mas não excelente, na redução de placas. Contudo, mesmo que verificado que escovar por mais de dois minutos elimina mais placas, ainda faltam pesquisas que analisem se esse tempo maior de escovação pode estar relacionado a uma melhor saúde bucal a longo prazo, quando comparado aos dois minutos.
É importante destacar que essa falta de evidência se deve ao fato de que estudos a longo prazo podem ser difíceis de serem realizados. Porém, segundo o que sabemos sobre os danos da acumulação excessiva de placas, é provável que eliminar cada vez mais delas quando escovamos os dentes está relacionado a uma saúde bucal melhor.
Quando escovamos os dentes, temos o objetivo principal de eliminar as placas bacterianas da superfície. Não escovar os dentes de modo correto ou por tempo suficiente pode causar o surgimento de mais placas, o que pode ativar as respostas imunológicas do nosso corpo e, possivelmente, acarretar inflamações e doenças como gengivite. A inflamação geralmente não é dolorosa, mas costuma causar sangramento nas gengivas ao escovar os dentes e, às vezes, mau hálito. Placas bacterianas também podem causar cáries.
O objetivo da escovação é reduzir a maior quantidade possível de placas em cada dente. As evidências atuais indicam que dedicar mais tempo a escovar os dentes em até quatro minutos a cada escovação, contribui para que os dentes fiquem mais limpos. Esse tempo maior de escovação significa que podemos limpar nossos dentes de maneira mais efetiva e chegar aos lugares difíceis de alcançar, é importante evitar escová-los com força ou usar escovas muito duras, já que elas também podem danificar nossos dentes e gengivas, especialmente quando se utiliza esse tipo de escova ou cremes dentais abrasivos.
Há muitas técnicas diferentes que podem ser usadas para uma escovação correta. É preferível uma escovação suave para evitar danificar os tecidos duros e moles da boca. Vale a pena consultar um dentista para saber o modo ideal para escovar os dentes. é importante também nos concentrarmos em usar a técnica adequada para assegurarmos de que estamos escovando de maneira completa e adequada, com um efeito melhor para a nossa saúde bucal.