Jornal DR1

Saúde Bucal: Entenda como o fio dental combate o mau hálito

O uso diário do fio dental ajuda a combater o mau hálito, já que remove eficazmente os resíduos de comida e bactérias que contribuem com seu aparecimento. Isso faz do fio dental uma das ferramentas mais utilizadas para prevenir e evitar o mau hálito, entendemos que o mau hálito é um problema desagradável que afeta a autoestima e tudo o que circunda os relacionamentos interpessoais. Um estudo da Academia Brasileira de Estomatologia constatou que 25% da população mundial sofre de halitose em algum momento da vida, só que muitas vezes a pessoa nem percebe o problema, acredita? 

Então perguntamos, o que causa o mau hálito? De forma simples, o mau hálito surge, quando as bactérias presentes na boca se decompõem, liberando gases com odor desagradável. Para que isso aconteça, diversos fatores podem contribuir para o acúmulo dessas bactérias, como:  A higiene bucal deficitária e a falta ou uso de fio dental irregular, permite que as bactérias cresçam na boca. A xerostomia que é a boca seca, diminuição da saliva, favorece para o crescimento de bactérias que causam o mau hálito. As doenças bucais não tratadas, que são as cáries, gengivite e doenças periodontais, pode ter como indício o mau hálito. O cigarro, ele contribui para o ressecamento da boca e o acúmulo de placa bacteriana, além de deixar um cheiro bem característico.  E também não podemos esquecer que alimentos fortes, como alho e cebola causam halitose temporária, mas nada como uma boa escovação após a ingestão desses alimentos, não é? Problemas de trato digestivo, podem levar a halitose, como o refluxo gastroesofágico e outras condições digestivas podem causar a halitose com origem no estômago. 

Nem sempre conseguimos perceber se temos ou não mau hálito, é isso que causa pânico, existem alguns sinais e sintomas que ajudam a identificar a presença da halitose. Mesmo depois de escovar os dentes, passar fio dental e usar enxaguante bucal o mau hálito persistir, isso pode ser sinal de halitose. Escovar a língua também faz parte da escovação diária, sabe aquela camada branca ou amarela que envolve a língua? É o acúmulo de bactérias causadoras do mau cheiro na boca, então, não pode ficar de fora a higienização da língua.  A tosse frequente, pode ser um sintoma do refluxo gastroesofágico, que pode causar a halitose oriunda do estômago. 

Como Saber Se Tenho Mau Hálito? É possível que a pessoa que tenha halitose não sinta o odor desagradável. Para que isso não ocorra é usar fio dental, a cada escovação, pois é o primeiro passo para o combate do mau hálito, é fundamental, para alcançar as áreas onde a escova de dente não chega. Com isso, vai remover restos de alimentos, vai reduzir a gengivite e doenças periodontais e não pode ficar de fora, sempre que possível o enxaguante bucal, para Um Hálito Sempre Fresco e claro sem halitose. Procure o seu dentista para mais orientações.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24