Sim.
O que você ensina para a criança durante a infância e a adolescência é o que determinará os hábitos para o futuro, como a escovação, a higiene dental. E deve ser ensinado quando ela é pequena, pois na fase adulta é mais difícil mudar certos costumes, se ela já adquire esses hábitos desde cedo impede que, no futuro, possa desenvolver cáries e outros problemas.
Qual o tipo de escova mais adequada para a escovação?
A escova deve ter a cabeça pequena e cerdas arredondadas e alcançar até o último dente da boca da criança, o importante é que a escova se adapte bem à boca da criança e do adolescente e que ela consiga escovar os dentes.
Para limpar a boca do bebê ou de uma criança bem pequena, mesmo antes de nascer os dentinhos, para retirar o excesso de leite que fica na boca, você pode utilizar uma gaze embebida em água filtrada ou fervida e higienizar a boquinha da criança. Quando nascerem os dentinhos, uma boa opção é a dedeira, acessório encontrado em farmácias, é aquele que encaixa no dedo e com isso, você consegue fazer a higienização de toda a boca do bebê. O processo é o mesmo com a utilização da gaze envolvida com água filtrada ou fervida e limpe a gengiva e a boquinha do bebê.
O ideal é que a escovação seja realizada ao acordar, após o café da manhã, depois do almoço, após o jantar e antes de dormir. Não conseguindo realizar todo este processo, no mínimo, a criança deve escovar os dentes três vezes ao dia, ao acordar, após o almoço e antes de dormir. Não há uma idade certa.
Quando nascerem os primeiros dentinhos já é recomendada uma primeira visita ao dentista. A criança irá se acostumando com a rotina de escovação, limpeza e cuidados que o profissional oferece. A criança irá se acostumando com a cadeira, o ambiente e todo o processo em um consultório dentário. Deixar para levar a criança ao dentista quando surgir algum problema na boca ou nos dentes poderá assustá-la, pois será utilizado o motor e ela pode achar que irá doer e desenvolverá um medo de ir ao dentista. Isso pode ser evitado com a rotina de visitação.
Higienizar sempre a boca após a ingestão de alimentos, como bolos e pães. Manter a boca sempre limpa. A fase mais importante para a prevenção de doenças bucais ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.
Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir diversas doenças. Isso porque, uma vez que a criança entenda a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas.