A abfração dental é um tipo de desgaste na base do dente, a região mais próxima da gengiva, ocorre uma exposição maior das partes sensíveis do dente porque há perda de esmalte dentário, uma porção fundamental para proteger a dentina e causa sensibilidade. Além disso, a raiz do dente tende a ficar exposta e mais propensa ao desenvolvimento de condições como a cárie. Na verdade, tudo isso é um sinal de que a harmonia dos dentes não está satisfatória. E com isso o consumo de alimentos açucarados, ácidos e ainda o bruxismo e o refluxo gastroesofágico somente agravam o problema, mas não são fatores causadores desse problema.
Você já deve ter ouvido falar que roer as unhas ou morder objetos duros, por exemplo, pode causar desgastes nas pontas dos dentes. É verdade que isso acontece, mas existe outro tipo de desgaste que acontece em uma região diferente. Trata-se da abfração dental, a abfração causa sintomas dolorosos e desconfortáveis, que modificam a estética e harmonia visual dos dentes. Que pode favorecer a manifestação de outros problemas bucais com isso é importante prevenir e identificar para que ela possa prevenir e ser tratada o quanto antes.
A causa da abfração dental ocorre devido ao engrenamento dos dentes, é uma agressão “mecânica” dos dentes inferiores nos superiores e dos dentes superiores nos inferiores enquanto mastigamos. Ao mastigar, precisamos que o alinhamento dos dentes de maneira correta e da utilização dos caninos de maneira eficaz para que os dentes não sofram sobre cargas neles próprios, se isso acontecer de forma harmônica, teremos uma mastigação que vai fazer com que os dentes fiquem conservados e funcionem bem. Outro fator que pode causar a abfração dental é o bruxismo, abandono de tratamentos ortodônticos, descontinuação da finalização do tratamento ortodôntico, má oclusão dentária ocasionada por perdas de dentes e restaurações antigas, alterando a mordida.
Você viu que a abfração dental faz com que partes que causa sensibilidade do dente fiquem mais expostas. Sendo assim, uma das suas principais complicações é a hipersensibilidade dentária, que causa dor aguda ou desconforto quando há mudanças de temperatura, bebida gelada ou quente. Como essas partes são mais delicadas, elas têm uma propensão maior para o desenvolvimento de lesões cariosas. O desgaste ainda favorece a formação da placa bacteriana, facilitando o acúmulo desse biofilme, com isso pode ocorrer o surgimento de cáries e de tártaro. A abfração dental é um sinal claro de que a mordida e a mastigação não estão harmônicas e estão diminuindo a vida útil do sistema mastigatório.
A abfração dental é o resultado de um de um problema existente, é fundamental o auxílio de um dentista para entender o que está causando o desgaste, para realizar o tratamento correto. As consultas periódicas ao dentista são fundamentais para identificar a abfração dental quando ela ainda está no começo. Também para adotar medidas preventivas que podem evitar esse e outros problemas, para manter a sua saúde bucal sempre em equilíbrio.