Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Lente de contato nos dentes, precisa de manutenção?

Lente nos dentes

Para quem almeja um sorriso bonito e saudável, as visitas regulares ao dentista é a solução, é normal que com o tempo, os dentes apresentem manchas e enfraqueçam. Com isso, há algumas soluções, como a lente de contato nos dentes, que é um dos principais procedimentos estéticos para quem quer reverter essa condição e melhorar a aparência. A lente de contato nos dentes é uma lâmina que pode ser de porcelana ou resina, material de escolha do profissional em conjunto com o paciente para reparação de danos estéticos.

Por meio da colocação dessa capa é possível cobrir alterações de cor, formato e fraturas que comprometem a boa aparência do sorriso. Para a colocação das lentes é feita a moldagem e o planejamento estético, para que o procedimento seja feito em segurança, a solução para recuperar a vontade de sorrir, melhorar a autoestima. Em diferentes casos, as correções estéticas de um sorriso são além da coloração branca dos dentes.

O sorriso, que apresenta espaços entre os elementos ou posições erradas, pode ser solucionado com as lentes de contato, que vai contribuir para melhorar a autoestima do paciente. Para entender quais são os cuidados após a colocação das lentes de contato temos que entender que o material das facetas é resistente aos pigmentos da alimentação, o que mantém sua cor e brilho por mais tempo, sem o escurecimento fisiológico. A resistência dos lentes de contato, após cimentadas aos dentes, é uma das principais características do procedimento.

Os resultados de estudos da área que indicam que apenas 4% das facetas precisaram ser substituídas após 10 anos. Porém tudo depende de uma boa manutenção do paciente com hábitos de higiene adequados, utilizar escovas de cerdas macias, evitar hábitos parafuncionais, como roer unhas e morder objetos, para que se possa manter as propriedades estéticas e evitar fraturas das cerâmicas.

As visitas periódicas ao consultório são super importantes, especialmente para avaliar a integridade do tratamento e acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Vale lembrar que as consultas de manutenção com o dentista são imensamente importantes para garantir a durabilidade da reabilitação estética feita. Da mesma forma que acontece com outros procedimentos bucais, o descumprimento e descuido na manutenção das lentes de contato dos dentes podem resultar em problemas diretos para a saúde bucal do paciente.

A falta dessas consultas clínicas aumenta o risco de infiltrações cariosas, descolamento das lentes, fraturas e perda do brilho das facetas e lentes de contato. Com isso, siga corretamente as orientações do profissional. Além disso, vale lembrar que o tempo de volta ao consultório é determinado pelo dentista, mas sempre ter em mente que no primeiro ano pode ser indicado ir ao dentista a cada três meses e depois pode passar a cada seis meses a um ano de intervalo dependendo dos hábitos e necessidade de cada paciente.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20