Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Língua Geográfica

Você já olhou para a sua língua no espelho e teve a impressão de estar olhando para um mapa, a língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna, é uma condição inflamatória que afeta a língua.

A parte superior da língua é coberta por pequenas saliências chamadas papilas. Na superfície de uma língua afetada por essa condição, surgem manchas vermelhas cercadas por destaques em relevo de cor acinzentada-branca. As pequenas manchas podem desaparecer e reaparecer em um curto período de tempo, horas ou dias e varia em formato e tamanho, podendo causar sensação de queimação ou ardor, especialmente após o contato com certos alimentos, especialmente picantes e cítricos. A causa exata da glossite migratória não é conhecida, a aparência de mapa que a língua adquire é resultado de uma inflamação.

Normalmente, a língua é coberta com uma camada de pequenas protuberâncias chamadas papilas, mas se por alguma razão algumas dessas protuberâncias desaparecem, as áreas da língua ficarão lisas e vermelhas, com bordas levemente elevadas. Essas áreas afetadas podem mudar de tamanho e localização diariamente, fazendo com que a língua pareça diferente cada vez que você olha para ela.

Embora a língua geográfica possa persistir por semanas, a boa notícia é que, na maioria dos casos não. Para muitas pessoas, o problema desaparece, mas pode voltar no futuro. Se você sentir que sua língua está dolorida, fica facilmente irritada por certos alimentos e bebidas ou está muito inchada interferindo na alimentação, fala ou deglutição, consulte o dentista para ter um diagnóstico.

A causa exata da língua geográfica ainda não é completamente conhecida, no entanto, algumas condições parecem aumentar o risco do desenvolvimento da língua geográfica, como: Histórico familiar de língua geográfica; Fissura ou rachadura na língua; Asma; Eczema; Rinite alérgica; Psoríase; Dermatite atópica; Diabetes; Tabagismo; Deficiências nutricionais, como vitaminas D, B6, B12, ácido fólico, ferro ou zinco; Uso de anticoncepcionais orais. Sempre que uma lesão na língua não desaparecer em 10 dias, recomenda-se que seja marcada uma consulta com o dentista para descartar qualquer problema grave. Nos casos em que houver dor, o médico ou dentista pode prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios para ajudar a aliviar o desconforto.

Para problemas mais leves de ardência ou sensibilidade, evitar alimentos condimentados e bebidas alcoólicas até que o episódio passe. A higiene bucal rigorosa é sempre recomendada, mas preste atenção especial à saúde da sua boca pois a glossite migratória ocorre em cerca de 3% da população, sendo que as mulheres são mais propensas a essa condição do que os homens. Também afeta os adultos mais jovens com maior frequência.  A língua geográfica não é transmissível, uma vez que é causada por condições de saúde que não são contagiosas.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded