Jornal DR1

Saúde Bucal: O que a cor da língua pode revelar sobre a sua saúde

A língua pode nos fornecer pistas valiosas sobre nossa saúde, não só a bucal, mas também sobre a situação de certos órgãos e a presença de determinadas doenças. Alterações na cor, surgimento de nódulos e até mudanças na textura não devem ser descuidadas.  A coloração normal e a aparência da língua variam de um indivíduo para o outro, dependendo de fatores como idade, genética e hábitos. Mas, existem alguns aspectos que exigem uma consulta com um cirurgião-dentista ou estomatologista. Uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície, sem pontos com cores diferentes, como, placas brancas, vermelhas ou marrons.

Pontos vermelhos podem indicar condições infecciosos, como escarlatina, doença de Kawasaki, síndromes febris ou deficiência nutricional, principalmente anemias, deficiência de vitaminas B12 E B6 ocasionada por má absorção ou diferentes, baixa ingestão alimentar. Uma língua avermelhada ou com manchas vermelhas também exige a visita ao cardiologista, pode sinalizar a presença de doença cardíaca. A Coloração violeta ou azul, pode indicar enfermidades que modificam o fluxo de oxigenação no sangue, levando a um estado chamado de cianose. E a palidez da língua é comum a quadros anêmicos por carência de ferro, má alimentação, resultado de cirurgia bariátrica, pacientes, doenças crônicas como insuficiência renal, câncer, lúpus, anemia falciforme, após hemorragias e falta de ar. 

A Língua esbranquiçada, falta de limpeza adequada durante a escovação na língua, denomina-se língua saburrosa, que é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua e podem provocar halitose. A língua saburrosa é um sintoma de certas doenças, a mais comum é a candidíase oral, conhecida por sapinho, que deixa placas brancas na língua. Língua com manchas vermelhas é sinal de língua geográfica, que já abordamos aqui. 

A Coloração amarelada, se a parte branca do olho, estiver amarelada, trata-se de um quadro de icterícia, doenças do fígado e vias biliares, pedra na vesícula e hepatites. Já a língua com manchas amarronzadas, é o resultado de tabagismo ou ingestão de chás e cafeína em excesso, aliado à má higiene ou de quadro patológico ligado a infecções, como a leucoplasia pilosa, língua negra, prestar atenção se as manchas estiverem muito escuras e atingem a gengiva, exige avaliação e acompanhamento precoce. Língua partida, fissurada ou rachada, a pessoa já nasce com essa língua, mas ela não provoca é ou representa alguma doença, o cuidado redobrado na escovação, há o risco de resíduos se instalarem nas fissuras e provocarem algumas infecções. 

O consumo exagerado de álcool pode levar a alterações na aparência da língua, é importante manter uma boa higienização da língua com o auxílio de uma escova ou raspador de língua, é importante prestar atenção às possíveis alterações que possam surgir, de forma a atuar o mais brevemente possível.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded