É um desenvolvimento inflamatório que ocasiona desconforto por influência dos dentes do siso quando eles começam a nascer e ocorre no tecido da gengiva. A pericoronarite tem como individualidade a dor de dente ou dor na região da gengiva causada pela infecção do tecido da gengiva, em virtude da erupção do dente do siso, e esse sintomas são mais comum e pode ser verificado com maior frequência nos sisos inferiores, chamamos de pericoronarite, ela está relacionada ao nascimento ou a erupção do dente do siso. E esse fato está mais acometido no dente semi-incluso, é o dente que iniciou a erupção, mas não chegou a nascer completamente, ficando parcialmente retido. E com a higiene bucal deficitária, causando malefícios quando há um dente nascendo, seja do siso ou não, e com isso pode agravar, se não higienizar os dentes corretamente poderá ter acúmulo de restos de alimentos e levar a proliferação de bactérias e formação de placa, e esse fator é decorrente da má higiene bucal, possibilita que bactérias se acumulem na região formando placa bacteriana.
A pericoronarite é uma infecção, acompanhada com ela surgem outros sintomas que podem causar incômodos e também servirem de alerta para que o paciente busque por orientação, veja alguns sinais, como a gengiva inchada sempre é um alerta, e se perceber um edema na região do siso, pode ser um indício de que um quadro infeccioso está se iniciando. A dificuldade para mastigar ou engolir, ocasionado pelo inchaço ou pela infecção, podendo ocorrer dificuldade para mastigar os alimentos. Com a infecção, independentemente do local, também pode ocorrer: Alteração de temperatura, como febre e uma sensação física desagradável, dor que irradia para o ouvido ou cabeça, infecção de garganta pode atingir o ouvido, levando a dor. A dor de cabeça pode aparecer com maior ou menor intensidade, dependendo da pressão ou tensão na região da boca devido à infecção, e em consequência o mau hálito, que como a pericoronarite é uma infecção que pode apresentar secreção, com pus, pode causar mau hálito. E com isso precisa de uma avaliação de um dentista para saber a gravidade do problema. E se o dentista identificar que não há espaço para que o dente siso erupcione, poderá indicar a remoção do siso.
A outra opção é a remoção do tecido da gengiva que excedeu por conta da pericoronarite para que o dente do siso possa nascer. Agora que você já entendeu melhor o que é pericoronarite, é bom sempre estar em dia com a higienização dos dentes para que não ocorra a pericoronarite, no nascimento dos seus dentes. Não esqueça dos cuidados gengivais, que são importantes. A pericoronarite, também pode ocorrer com o nascimento dos dentes na infância, pode ocorrer em qualquer idade, porém como é uma infecção que ocorre com maior frequência com a erupção do dente do siso, é menos incomum que a pericoronarite apareça na infância. Mas fique atento aos sinais e sintomas.