A mastigação não interfere apenas na saúde bucal, influencia na estética do sorriso e a atividade do organismo, é importante saber mastigar bem os alimentos. As pessoas costumam mastigar os alimentos de um lado só da boca, o que é incorreto, o correto é usar os dois lados da arcada dentária na hora de alimentar. Mastigar muito rápido é um erro que se comete até mesmo sem perceber. O correto é mastigar os alimentos devagar, até triturá-los por completo, para que ocorra a digestão.
Os dentes mal posicionados e a falta de dentes interferem na boa mastigação, então o uso de aparelho ortodôntico e a colocação de dentes faltantes vão corrigir os dentes melhorando a mastigação. Pois a mastigação incorreta ele pode causar, assimetria facial, o ato de mastigar, só de um lado causa assimetria na face.
Não podemos esquecer que dificilmente temos os dois lados do rosto do mesmo tamanho, quando a mastigação é unilateral, há o estímulo de crescimento do osso da mandíbula do lado que não é utilizado para mastigar. Além disso, o olho e o lábio do lado que a pessoa mastiga ficam mais baixo do que o outro e fatores influencia na estética facial.
A digestão começa na boca e, por isso, quando mastigamos o alimento muito rápido, eles chegam grandes ao estômago, que precisa liberar mais ácidos para absorver os alimentos.
A longo prazo, isso causa azia e refluxo gastroesofágico, que leva perda do esmalte do dente, em contato com os ácidos estomacais. A mastigação incorreta altera a absorção dos nutrientes, devido à dificuldade que o estômago tem em digerir alimentos em pedaços grandes, podendo ocasionar doenças por falta de vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde.
Outro fato que merece atenção é que a pessoa beba suco ou refrigerante durante as refeições, essas bebidas são muito ricas em açúcar e, por isso, contribuem com o ganho de peso. Comer rápido e não mastigar os alimentos corretamente causa cáries porque a produção de saliva é menor. O fluxo salivar ajuda a elimina a placa bacteriana, que é a principal responsável pelo aparecimento das cáries, quando o indivíduo adquire o mau hábito de não mastigar os alimentos, ele deve procurar formas de mudar esse quadro.
Claro que isso não será feito de um dia para o outro e requer um pouco de paciência, é importante cuidar bem da higiene bucal para evitar cáries, mau hálito e doenças nas gengivas. Dessa forma, você mantém seus dentes fortes e bonitos, sua saúde em dia e uma autoestima saudável.
Como você viu, os problemas na mastigação têm uma influência na qualidade de vida do ser humano, pois causam prejuízos na saúde do organismo. Então, se você tem dentes faltosos na boca, sensibilidade ou qualquer outro problema que prejudique o processo mastigatório, não hesite em procurar um dentista o mais rápido possível.