O maior vilão, como você deve imaginar, é a má higiene bucal, essa é a principal maneira de combater a formação da placa bacteriana e evitar o mau hálito. Cuidado para não descuidar da saúde bucal, isso porque a limpeza da boca precisa ser um hábito frequente, com, no mínimo, três escovações por dia e não esquecer do uso regular do fio dental. Logo, se você só escova os dentes ao acordar e descarta essa atividade após as refeições, a verdade é que sua higiene bucal não será a das melhores.
O mesmo acontece se você até mantém uma rotina de escovação, mas esquece de utilizar o fio dental para remover os restos de alimentos que ficam entre os espaços dos dentes e da gengiva, se esquecer do fio dental a limpeza não será completa. E com isso, os seus hábitos alimentares também tem um papel super importante quando o assunto é saúde bucal, especialmente se a higiene bucal já estiver comprometida.
A razão disso é que doces, refrigerantes e outros alimentos industrializados são ricos em açúcar, um dos conteúdos preferidos pelas bactérias causadoras da cárie, tártaro e a gengivite, colaborando sucessivamente para a proliferação delas. O mesmo vale para o café que é uma bebida ácida para os dentes, tornando-os mais porosos e causando a corrosão do esmalte deles. Isso quer dizer que não devo consumir essas delicias? você deve estar se perguntando. Entretanto, não se trata de se privar dessas delicias e levar uma vida cheia de restrições, ao contrário, é só aprender a não cometer excessos e sempre dar preferência por alimentos que contribuem para a saúde bucal e automaticamente para o corpo. Até porque uma alimentação pobre em nutrientes e rica em açúcar, pode provocar sobrepeso e doenças crônicas como o diabetes e não se pode esquecer que as bebidas alcoólicas e o tabaco, além de causar manchas amareladas nos dentes e provocar um mau hálito, é um dos principais fatores do câncer de boca.
Já o álcool leva a um ressecamento da mucosa da boca, fazendo com que ela descame mais que o normal e aquelas pessoas que bebem e acabam vomitando, isso é ruim para os dentes pois o vômito é composto pelo suco gástrico e tem como principal propriedade a acidez. Com isso em contato com os dentes, ele também ajuda a corroer o esmalte deles e a torná-los mais sensíveis e menos brancos.
Como deu para ver, manter a saúde bucal em dia está longe de ser exagero ou algo que deve ser motivado apenas por uma questão estética, isso significa de ter cuidado com você mesmo e de entender que tanto o seu bem-estar e a redução de doenças em todo o seu corpo podem ser obtidos com medidas simples e rotineiramente, iniciando pela higienização correta da boca e diariamente.
Sendo assim, siga as nossas dicas e mantenha uma frequência regular de ida ao seu dentista.
Sua saúde agradece!