O uso das coroas é indicado para pacientes que perderam uma parte do dente, seja por cárie, fratura ou quando o paciente apresenta uma lesão de cárie na região subgengival, o que impossibilita a restauração correta. Perder um dente é um fato temido pelos pacientes, mas que pode acontecer. Em alguns casos que precisam passar por correções na oclusão ou posição dos dentes e o aparelho ortodôntico pode ajudar nessa tarefa.
A colocação de próteses dentárias é cada vez mais comum como forma de melhorar o sorriso, a utilização deste tipo de elementos não é suficiente para se atingir os resultados desejados, tanto a nível estético como funcional. Muitos pacientes interrogam-se se é possível utilizar coroas, facetas com aparelho ortodôntico. As coroas dentárias e a ortodontia são compatíveis, os dentistas podem recomendar a utilização de uma coroa temporária durante o tratamento ortodôntico, que será substituída por uma coroa permanente assim que o aparelho for removido.
As facetas dentárias são reconstruções estéticas efetuadas à base de uma camada fina de cerâmica ou resina que é colada à parte exterior do dente. A sua função é puramente estética e são utilizadas para corrigir defeitos devido a uma anomalia no tamanho, cor ou forma. Atualmente, estão a ficar cada vez mais finas e podem medir até 0,3 mm, o que significa que as facetas dentárias evitam uma pressão excessiva sobre os dentes onde são colocadas. Sim, é possível utilizar facetas e ortodontia ao mesmo tempo. As facetas dentárias são uma excelente opção para melhorar a estética do sorriso, mas é importante considerar algumas desvantagens quando se utiliza um aparelho ortodôntico em conjunto com as facetas, mas se você tiver com dentes muito tortos, é necessário primeiro alinhar e nivelar, com a boca saudável, com gengivas e ossos bem estruturados, antes de considerar facetas dentárias. Se você já possui facetas de porcelana, o braquete do aparelho ortodôntico pode ser colado sobre elas e durante a remoção do aparelho, há risco de danificar as facetas. Se você não deseja substituí-las após o tratamento ortodôntico, considere a opção de alinhadores ortodônticos.
Pacientes com coroas podem utilizar o aparelho ortodôntico sim, em cada um dos casos há diferentes cuidados a serem tomados é necessário que a superfície onde o braquete será colado receba um tratamento adequado, dependendo se a coroa for metálica ou de porcelana. A adesão entre o braquete e a coroa não apresentam problemas, o ortodontista pode empregar a biomecânica da maneira correta e consequente oclusão do paciente. Por isso, a Importância de um Ortodontista De Sua Confiança, pois ele irá preparar de maneira correta a superfície onde será aderida o braquete para que não haja prejuízo na adesão, é preciso verificar os objetivos pretendidos do tratamento. Assim, diversas especialidades podem ser utilizadas de maneira simultânea para alcançar os resultados esperados.