Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Saiba como a alimentação interfere na saúde bucal

Foto: Reprodução

O cuidado com a alimentação e a dieta equilibrada contribui na saúde bucal, tornando os dentes mais fortes e saudáveis. Existem alimentos que propiciam o surgimento de cáries; o escurecimento e desgastes dos dentes. A correta higienização da boca, alimentação saudável e as consultas regulares ao dentista previnem as doenças bucais e dos dentes. Os alimentos são divididos de acordo com a ação que eles têm sobre os dentes.

Alimentos adesivos, que grudam na superfície do dente, necessitando de mais atenção na escovação para sua remoção completa, contendo açúcar, que alimentam as bactérias que danificam a dentição. São os cariogênicos, favorecendo a manifestação das cáries. As balas, caramelos, doces, biscoitos, refrigerantes, sucos industrializados e que contenham açúcar.

Os alimentos ácidos que são as frutas cítricas e ácidas, como o abacaxi, limão, laranja, kiwi e os refrigerantes, contribuem para o surgimento de erosão ácida, onde há o desgaste dos dentes perto da gengiva, mesmo que a boca esteja em boas condições de higiene e sem a presença de cáries.

Os alimentos detergentes eliminam os resíduos de outros alimentos que estejam grudados nas superfícies dos dentes, maior tempo de mastigação, por serem mais consistentes e conterem mais fibras, fazendo a limpeza da dentição por atrito, aumentando a produção de saliva e do PH da boca, diminuindo a proliferação das bactérias da cárie.

As frutas mais duras, como maçã, pera e melancia, e os vegetais mais fibrosos, cenoura, talo de aipo, brócolis, couve-flor e as hortaliças ingeridas cruas. O Leite e iogurte sem açúcar contêm cálcio e fósforo, minerais fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento dos dentes, possui proteínas que diminuem a acidez da boca e evitam o desgaste do esmalte dentário.

A aveia, granola sem açúcar, ameixa, pêssego, mamão e vegetais folhosos são ricos em fibras, devem ser consumidos diariamente. A Linhaça e chia, são excelentes fontes de ômega-3 é um poderoso anti-inflamatório e fortalecedor do sistema imunológico, auxiliando o organismo no combate às doenças bucais.

Os peixes, como salmão, sardinha e atum, são fontes de cálcio e vitamina D, responsável pela absorção e fixação do cálcio nos ossos e dentes, deixando-os mais fortes e resistentes.

Devemos evitar os alimentos com açúcar, carboidratos e frutas muito ácidas, as bebidas alcoólicas, o café, os chás e os refrigerantes à base de cola também são prejudiciais à saúde bucal e à estética dos dentes.

O álcool contém substâncias que agridem a mucosa bucal e gengivas, diminuem a produção de saliva e favorecem o desenvolvimento de bactérias. Já as bebidas de cor escura mancham os dentes, devido aos pigmentos e corantes. A dieta adequada é fundamental para a saúde bucal, a carência de nutrientes, vitaminas e minerais afetam diretamente os dentes, deixando-os fracos e suscetíveis às cáries, inflamações e infecções.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded