Algumas pessoas podem sofre com a perda de um ou mais elemento dentário, seja por doenças periodontais, traumas e que tenha que fazer extração e com isso surgi outros procedimentos odontológicos para solucionar essa perda, e com isso surge o implante que com o avanço da tecnologia na odontologia, podemos nos deparar com a evolução implantes dentários, antes, as únicas opções disponíveis para as pessoas que perderam o dente eram as pontes ou as próteses dentárias. Os implantes dentários oferecem uma solução atraente e confortável para quem perdeu o dente, proporcionando uma opção de substituição e fixa na boca e oferece a sensação de um dente real. E o mais incrível é que o implante dentário tem a aparência e oferecer a sensação de um dente natural, e com isso pode fazer maravilhas pela autoestima do paciente e o objetivo desse tratamento é fazer a reabilitação oral e melhorar a qualidade de vida e saúde bucal.
O implante dentário é colocado por meio de um pino de titânio, que tem aparência de um parafuso, no interior do tecido ósseo, seja na arcada superior ou inferior, esse material é biocompatível, sendo integrado facilmente ao organismo. Muitas pessoas que eram tímidas ao sorrir por causa do espaço de um dente perdido ou por esta usando uma prótese móvel, podem se sentir perfeitamente confortáveis depois de um implante dentário. Além da estética, o implante dentário é mais fácil comer e falar, uma vez que um pino de titânio fixado diretamente no osso, mantém o implante no lugar, o implante não se movimenta na boca, como uma prótese dentária. Os implantes dentários auxiliam a saúde bucal em geral, pois não precisam ser apoiados a outros dentes, como as pontes.
A média de sucesso do implante gira em torno de 95% de acordo com a American Association of Bucal and Maxillofacial Surgeons (Associação de cirurgiões Buco-Maxilo faciais dos Estados Unidos). Pois o implante está fixado no osso, mas temos algumas doenças que podem influenciar na indicação do implante, então o seu dentista será capaz de avaliar se o implante dentário é a melhor opção para você. Mesmo que seja um implante, precisamos de cuidados como: Bons hábitos bucais são necessários para que o implante seja um sucesso, é importante usar o fio dental, escovar os dentes, a rotina diária da boca não altera, seja dentes naturais, prótese ou implante dentário.
O que pode causar a perda de implante dentário? A Peri-implantite: é um processo inflamatório que destrói o suporte ósseo ao redor do implante, podendo levar à perda, se não for diagnosticado precocemente, forçar o implante com mastigação excessiva ou bruxismo pode comprometer a sua estabilidade, as doenças sistêmicas, como diabetes descontrolada podem afetar a cicatrização e a saúde do implante, maus hábitos de higiene oral, negligenciar a limpeza correta dos dentes pode levar a infecções e outras complicações, então faça consultas regularmente com o seu dentista.