Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Saúde Bucal: Tratamento Odontológico para pacientes Autistas

É fundamental que a criança com Autismo apresente sempre uma saúde bucal adequada e, para isso, é necessário que haja protocolos preventivos.

O cirurgião dentista deve ser capaz de realizar o tratamento de crianças autistas no consultório odontológico e utilizar técnicas de manejo comportamental como a história social prévia a consulta, ambiente sensorial adaptado, utilização de imagens e outras técnicas que podem viabilizar esse atendimento, diminuindo a indicação para anestesia geral.O Cirurgião Dentista precisa estar inserido na equipe multidisciplinar!!!

A aversão ao tratamento dentário pode ser menor quando o paciente acostuma-se com o ambiente odontológico desde pequeno, o que muitas vezes não acontece. Como a criança portadora de autismo apresenta outras dificuldades, o tratamento odontológico é deixado de lado, por ser considerado menos importante. A criança só fará sua primeira visita ao cirurgião dentista quando e se sentir algum dente doendo, quando a criança já está com mais de sete anos. O correto seria que o contato com o profissional acontecesse desde o nascimento dos primeiros dentes, como deve ser com qualquer criança. Assim, haveria um maior contato com o profissional e a aversão passa a ser menor, portanto os tratamentos se tornariam mais simples, sem a necessidade de anestesia geral.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20