A sensibilidade nos dentes é um dos problemas mais comuns que podem afetar a sua saúde bucal. Identificado por uma dor imediata, que pode aparecer ao consumir algo frio ou quente, e que pode ser ocasionado por diferentes fatores. Os Sintomas podem ser momentâneos e doloridos, pois a sensibilidade no dente é uma doença bucal conhecida pelos pacientes e que pode acometer mais da metade da população brasileira.
Mas você sabe o que pode ocasionar essa sensibilidade? Quando ocorre a exposição da dentina, tecido poroso que fica sob o esmalte dentário. A sensibilidade dentária é uma dor de curta duração, aguda e súbita, pela exposição dentinária, a sensibilidade no dente pode resultar em incômodos momentâneos, como dor ao consumir alimentos frios ou quentes, dor ao escovar os dentes ou aspirar ar frio. As causas para sensibilidade no dente são variadas, o sintoma pode ocorrer devido a diversos fatores, estando diretamente ligado ao estilo de vida do paciente, como a tensão, a ficção e a biocorrosão, hábitos parafuncionais, bruxismo, doenças gástricas e distúrbios alimentares, atletas, usuários crônicos de medicamentos. O que fazer quando os dentes estão sensíveis é uma das principais dúvidas entre os pacientes.
Nesse caso, não tem receita mágica: é preciso consultar com o dentista, pois ele identificara os agentes causadores da sensibilidade no dente e o que estão relacionados ao estilo de vida do paciente e, por isso, é necessário um protocolo individualizado de tratamento, respeitando as particularidades de cada indivíduo. A partir da rotina do paciente, será possível escolher a melhor forma de tratar a sensibilidade dos dentes. Vale ressaltar que os dessensibilizantes obliteradores são escolhidos de acordo com o principal agente causador da sensibilidade no dente. Por isso, é tão importante consultar o seu dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Além do tratamento para sensibilidade no dente feito no consultório, existem alguns cuidados simples que podem ajudar a aliviar a dor, os principais deles de acordo com as causas da doença: Dentes sensíveis causados por hábitos parafuncionais, o ideal é investir em medidas que ajudem a controlar o hábito de ranger e apertar os dentes. O uso de placa interoclusal, por exemplo, é uma medida que pode ser recomendada pelo dentista.
Dentes sensíveis ocasionados por fricção: a principal recomendação é diminuir a força dos movimentos durante a escovação. Outro cuidado importante é optar por escovas de dente com cerdas macias e cremes dentais menos abrasivos. – Dentes sensíveis relacionados à biocorrosão: podem-se utilizar produtos com fluoretos modificados, como fluoreto de estanho e de amina, que auxiliam na remineralização dos dentes.
Lembre-Se: O uso de creme Dental para sensibilidade requer o acompanhamento de um dentista.