Se você ou alguém da sua família recebeu o diagnóstico de diabetes, é importante entender como evitar problemas na boca e manter um sorriso bonito. O diabetes é uma doença que dura a vida toda e pode trazer diversos prejuízos à saúde, inclusive aumentando a chance de desenvolver alguns problemas dentários. É importante conhecer a relação entre diabetes e saúde bucal. Embora ainda não exista cura para essa doença, ela pode ser controlada. Quando o paciente segue as orientações dos profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas e dentistas, consegue ter uma vida de qualidade melhor e diminuir o risco de complicações, incluindo os problemas na boca. Pessoas com diabetes podem apresentar mudanças no corpo que facilitam o desenvolvimento de infecções causadas por fungos e bactérias, levando a doenças nas gengivas e mau hálito.
Um dos problemas relacionados à diabetes e à saúde bucal é a xerostomia, que é quando a pessoa sente que a boca está sempre seca, ela acaba bebendo mais água do que o normal, pois essa sensação de boca seca acontece devido às mudanças nos níveis de glicose no sangue. Quem não cuida bem do diabetes tem mais chances de desenvolver doenças nas gengivas, como gengivite e periodontite. Isso acontece, quando o controle da doença não é adequado, a circulação sanguínea na região da boca fica prejudicada. A gengivite é o primeiro estágio das doenças nas gengivas. Ela se manifesta por uma inflamação, deixando as gengivas vermelhas e podendo causar sangramento. Essa inflamação é causada pelo excesso de bactérias na região. Já a periodontite é uma fase mais avançada, onde as fibras que sustentam os dentes começam a ser destruídas.
Você já deve ter ouvido falar que cuidar da saúde bucal tem ligação com o controle da glicemia? Os pacientes com diabetes que seguem o tratamento adequado para as doenças das gengivas podem perceber uma melhora nos níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque, se a periodontite que é uma inflamação nas gengivas não for tratada, ela pode dificultar o controle do açúcar no corpo. Então, ao tratar os problemas nos dentes e gengivas, a pessoa pode perceber uma melhora na sua glicemia. E quais são as principais dificuldades dentárias de quem tem diabetes pode enfrentar? Tem mais chances de desenvolver doenças nas gengivas, também podem ter mais dificuldades na hora de cicatrizar ferimentos na boca, se a doença do diabetes não estiver bem controlada, há risco de o paciente sofrer sangramentos excessivos durante cirurgias ou procedimentos odontológicos. Manter o diabetes sob controle ajuda a evitar esses problemas na saúde bucal. É fundamental que a pessoa use os medicamentos prescritos pelo médico da maneira correta. Assim, será possível controlar os níveis de glicemia no sangue, o que vai ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças na boca, outra forma de evitar problemas relacionados à diabetes e saúde bucal é indo a um dentista regularmente.



