Jornal DR1

Saúde Viva: Cuidados com a pele

 

Antes de falar da pele, me deixe explicar alguns pontos importantes: Entre a 3ª e 8ª semana de gestação humana, formam-se no embrião camadas de células que dão origem aos nossos órgãos e tecidos, essas camadas de células diferencia-se em três folhetos embrionários que são:

Ectoderma é o folheto responsável pela formação da epiderme (camada mais superficial da pele) e seus anexos (unha e pelos); do sistema nervoso central e das cavidades (boca, nariz, ânus).

Endoderma folheto interior que forma o sistema respiratório, e órgão do sistema digestório como fígado e pâncreas. 

Mesoderma origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Ah! Agora já começou a perceber que a pele é um órgão muito importante, não é mesmo? Responsável por nos proteger da entrada de micro-organismos nocivos (quanto mais íntegra a pele mais proteção nos confere), que poderiam nos causar sérias doenças. Mas a pele também é responsável por manter a nossa temperatura corporal por volta dos 36,5° e garantir a integridade de nossos órgãos e sistemas.

Agora deixe eu te perguntar, Como você tem tratado a sua pele?

Se a sua pele está muito oleosa, com as glândulas sebáceas produzindo muito, você tem a possibilidade de ter algumas bactérias que produzem erupções.

Já se sua pele é muito seca, desidratada, com rachaduras e descamações, deixa micro-organismos nocivos entrarem causando doenças. 

Pessoas com disfunções metabólicas como diabetes, doenças da tireoide e mulheres no climatério devem intensificar cuidados com a hidratação da pele. A pele também serve como diferencial diagnóstico para algumas doenças fique atento.

A pele normal saudável é Eudérmica, onde a produção de gordura e retenção de água está em equilíbrio, sem poros dilatados, sem excesso de brilho, tampouco descamação. É uma pele viçosa, com ar de jovialidade, com poucas imperfeições, poucas manchas e uma textura aveludada, mesmo para quem tem mais de meio século de vida.

Hoje é possível corrigir a hidratação, brilho, nutrição e saúde da pele. Para tanto é necessário entendermos a importância de uma pele saudável, algumas pessoas ainda acreditam que cuidar da pele seja somente para, o grupo de pessoas mais vaidosas e jovens, provei aqui que não é.

A alimentação, ingestão de água e cuidados diários são a base para saúde da pele. Diversos tipos de lasers são utilizados para corrigir anomalias na pele, além de produtos tópicos e injetáveis que normalizam as funções da pele, claro que esses procedimentos devem ser administrados por um profissional competente e profundo conhecedor da fisiologia humana.

 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded