Jornal DR1

Saúde Viva: Supere o orgulho, aceite o auxílio, cresça verdadeiramente

Em um mundo onde a independência é exaltada, admitir que precisamos de ajuda, pode ser um desafio. O orgulho, pode se transformar em um obstáculo imensurável, impedindo-nos de aceitar o suporte necessário. Ao invés de reconhecer nossas fragilidades, muitas vezes optamos por diminuir aqueles que podem nos oferecer o auxílio que tanto necessitamos.

Valores distorcidos de uma sociedade doentia, perpetua a ideia de que ser autossuficiente é um sinal de força. No entanto quero te dizer que, a verdadeira força reside em reconhecer as próprias fraquezas e limitações e   aceitar de bom grado quando a ajuda se fizer necessária e chegar.

O orgulho, disfarçado de autoconfiança nos cega para as oportunidades de crescimento pessoal, aceitar a colaboração complementar ao que nos falta em determinados momentos é um exercício de humildade e amor.

Ao diminuir aqueles que têm capacidade e vontade de nos auxiliar, estamos não só prejudicando o outro, mas criando barreiras e dificuldades desnecessárias para nós mesmos.

Talvez  nessa etapa do texto, você ainda não tenha se humildade em observar que em algum momento da vida você também já agiu assim, então vou dar alguns exemplos práticos:

Quantas vezes em um relacionamento, você precisava de um carinho, um afago, um apoio pois estava se sentindo “Down”, triste, chateada, decepcionada, insegura e ao invés de  se abrir para receber o que precisava, foi arrogante e prepotente, destilando sua raiva diretamente naquele que poderia te afagar, obrigando o outro a se humilhar para te fazer sentir melhor?

Quantas vezes em uma relação comercial, você necessita de um desconto,  prazo, uma cortesia, ou uma boa venda, mas você chega atrasado, mal vestido, falando ao celular, obrigando ao credor a aceitar seu desrespeito, para poder te beneficiar?

A resistência ao apoio deriva de uma falsa noção de que seremos vistos como incompetentes ou dependentes. A genuína aceitação da ajuda demonstra maturidade emocional e capacidade de aprender com os outros. Não  deixe que o orgulho te afaste daqueles que podem contribuir positivamente para sua jornada, abra seu coração e mente para a possibilidade de crescimento mútuo.

Em última análise, é vital compreender que todos enfrentamos desafios e momentos de fragilidade. Lembrei-me de um trecho de uma música que diz “ saber amar é saber deixar alguém te amar”, então quanto mais você se ama, mais agradável e produtivo você será em conquistar e receber ajuda.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24