Projeto abrange 21 unidades de ensino, com meta de atender 30 mil alunos da rede municipal
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realiza a quarta edição do programa Escola de Férias. As atividades são voltadas para alunos da pré-escola ao ensino Fundamental II, durante o período de recesso. O projeto acontece em 21 escolas municipais entre os dias 8 e 19 de janeiro, das 8h30 às 14h30.
O Escola de Férias tem como objetivo tornar o lazer mais acessível às crianças e fortalecer os vínculos entre estudantes e escola. Para isso, as atividades do projeto envolvem a promoção de oficinas de inovação e tecnologia, corpo e movimento, construção do pensamento, arte e musicalização, linguagem e comunicação.
“Sabemos que esta fase do ano é bem diferente, de acordo com a situação financeira de cada família. Muita gente não consegue fazer uma viagem legal, mas todas as crianças têm o direito de curtir as férias. Foi pensando nisso que criamos o programa Escola de Férias. O intuito é oferecer oficinas de arte, esportes, raciocínio lógico e brincadeiras para a criançada”, reforçou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Além disso, os alunos inscritos receberão refeições diárias, que inclui desjejum, lanche e almoço na unidade escolhida para participar do programa. Há escolas-polo nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação.
Dentre algumas delas, estão a Geo Antônio Samaranch, em Santa Teresa; E.M. Cívico-militar Carioca, em Rocha; E.M. Alziro Zarur, na Pavuna; Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga, em Bangu; Ciep Hildebrando de Araújo Góes, na Pedra de Guaratiba; E.M. Anita Garibaldi, na Ilha do Governador e outros.
As inscrições permaneceram abertas até o dia 5 de janeiro pelo link multirio.rio.rj.gov.br, mas ainda é possível realizar a inscrição após essa data, na unidade escolar desejada.
Na edição anterior, em janeiro de 2023, foram atendidas mais de 16 mil crianças. A meta estabelecida para este ano é alcançar até 30 mil.