No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Integração Metropolitana do Rio organiza seu primeiro seminário de 2025, destacando o tema “Mulheres Que Geram Impacto”. O seminário traz uma reflexão sobre a importância das mulheres no centro da transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento acontece na quarta-feira (26/03), no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, das 14h às 16h, e reunirá expoentes do empreendedorismo feminino.
Um dos objetivos do seminário é compartilhar as boas práticas exercidas nos âmbitos sociais, educacionais, de inclusão, acessibilidade, culturais e ambientais ligadas ao empreendedorismo. O legado do evento propõe reflexão sobre a importância dessas boas práticas e também inspiração através dos depoimentos dos convidados presentes a contribuir nos diferentes setores da sociedade.
O secretário de Integração Metropolitana, Luis Santos, que conduzirá o seminário, enfatiza que o encontro vai além das competências das mulheres no processo que envolve planejamento, organização e execução de atividades, mas como uma necessidade para impulsionar o progresso social.
– A secretaria tem nos seminários uma eficaz ferramenta de integração com os municípios da região metropolitana e com nosso município. E, para essa ocasião em especial, reunimos palestrantes extremamente competentes para falar da capacidade das mulheres de identificar oportunidades, criar ideias inovadoras e transformar essas ideias em negócios -, enfatiza o secretário Luis Santos.
O seminário contará com a participação de três especialistas renomadas: Mariana Xavier, coordenadora técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados, que abordará políticas públicas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino; Maria Beatriz Bley Costa, CEO do Green Rio e empreendedora do IntegraRio, que compartilhará experiências em negócios sustentáveis e o papel das mulheres na economia verde e Emanuela Rainho, Presidente da BPW Rio e coautora do livro “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”. Ela levará insights sobre liderança feminina e estratégias para superar barreiras no empreendedorismo.
O evento tem uma novidade, que é a entrega do prêmio “Mulheres que Geram Impacto”, em homenagem aos destaques do empreendedorismo nos programas e projetos da Secretaria Especial de Integração Metropolitana.