Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Secretaria Especial da Juventude querem atrair mais jovens para treinamento em tecnologia

 

Crédito: Divulgação SMCT

Incluir um contingente ainda maior de jovens para os programas gratuitos de tecnologia promovidos pela Prefeitura do Rio. Com esta finalidade, teve início nesta semana, a primeira fase de encontros entre o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho; o secretário especial da Juventude, Salvino Oliveira; e a equipe técnica das duas pastas. O objetivo foi elaborar as metas que vão possibilitar, no futuro, a inclusão de um contingente ainda maior de jovens nos programas de treinamento e capacitação promovidos pela SMCT e JUV-Rio.

Parceria é fundamental para introduzir mais jovens no mercado de trabalho. Estamos
trabalhando em conjunto para estimular e fortalecer o uso da
tecnologia. Essa é uma área que vem avançando velozmente em razão da pandemia de Covid-19 – afirmou Willian Coelho, secretário de Ciência e Tecnologia.

O secretário ressalta que a SMCT vem trabalhando para fomentar cada vez mais a utilização das ferramentas tecnológicas e colocá-las ao alcance de todos.

A JUV-Rio é uma secretaria criada nessa gestão para olhar mais de perto os jovens de 15 a 29 anos, que representam quase 25% da população carioca. Trata-se de uma pasta que vai fazer ações em parceria com quase todas as demais da Prefeitura já que os jovens estão inseridos em diversos temas e cenários.

Juventude, Ciência e Tecnologia têm tudo a ver. Vamos trabalhar juntos para mudar a realidade da juventude carioca, que hoje encontra dificuldades para conseguir o primeiro emprego, por exemplo. A capacitação na área da tecnologia é essencial para preparar melhor esses jovens pro mercado de trabalho – explicou o secretário da JUV-Rio, Salvino Oliveira.

Na última semana, a SMCT em parceria com a Cisco Networking Academy iniciou dois cursos gratuitos online
de tecnologia: Introdução à Cibersegurança e Fundamentos do Sistema
Operacional Linux. Para participar dos cursos, não há limite de idade, basta ter noção de informática. Até o início desta semana, já foram realizadas 500 inscrições nos dois cursos.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho