Curadoria de Marcia Marschhausen
Entrada Franca
A exposição Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais, da artista visual Cris Duarte, produzida pelo Centro de Investigação Artística (CIA) tem por base as pesquisas realizadas pela artista sobre a importância dos oceanos. A exposição tem o endosso da “Década do Oceano” promovida pela UNESCO, que se iniciou em 2021 e vai até 2030 e está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14).
Além da experiência estética, a exposição visa reforçar a comunicação e a participação do cidadão na defesa da natureza e de suas belezas submarinas, além de incentivar o compromisso político contra a poluição dos mares e seus efeitos. A mostra reúne várias linguagens como pintura, arte digital, instalação, vídeo mapping e também promove a realização de palestras e oficinas sobre sustentabilidade marinha.
” É muito importante desenvolver na sociedade em geral o melhor entendimento sobre o que é o oceano. Trabalhamos muito pouco o tema, por exemplo, no currículo escolar. É vital trazer esse assunto para o nosso cotidiano e por isso saúdo a exposição “Niterói na Década do Oceano”, localizada numa cidade que tem uma relação tão estreita com o mar. Fico muito feliz da UNESCO ser uma das apoiadoras da exposição e que ela seja mais uma ação do marco da “Década do Oceano” , observa Fabio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil.
O projeto é promovido pela Prefeitura de Niterói e pela Secretaria de Culturas de Niterói através da Lei do ISS, com realização do Centro de Investigação Artística (CIA) e apoio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói a Fundação de Artes de Niterói (FAN) apoio institucional da Fendercare.
Nesta segunda edição em Niterói, a mostra acontecerá no MAC NITERÓI, com as pinturas inéditas da artista expostas no pátio, arte digital, realidade aumentada e vídeo mapping, além de oficinas e palestras. Abertura no dia 02 de dezembro de 2023.
A vídeo projeção das obras da artista na fachada do MAC NITERÓI terá uma única apresentação e promete ser um espetáculo a parte com o trabalho do premiado designer Alexandre Arrabal, referência no grafismo da TV no Brasil, e de Fernando Alcântara, videomaker com expertise de 35 anos de TV.
A DÉCADA DO OCEANO
A Década do Oceano é uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas para promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos nos próximos anos. A Década do Oceano foi lançada em 2021 e vai até 2030.
O objetivo principal da Década do Oceano é aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados pelos oceanos, incluindo a poluição, a acidificação, a sobre pesca e a mudança climática. Além disso, a Década do Oceano tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras e insulares.
A Década do Oceano é uma oportunidade para que governos, organizações não governamentais, comunidades costeiras e insulares, empresas e indivíduos trabalhem juntos para proteger e utilizar os recursos dos oceanos de forma sustentável. Por meio de esforços conjuntos, esperamos preservar a beleza e a riqueza dos oceanos para as gerações futuras.
A ARTISTA
Cris Duarte é artista visual contemporânea, radicada na cidade de Niterói/RJ. Seu trabalho enfoca principalmente o olhar para o oceano. Na série “Mares e Corais”, explora o fascinante universo marinho, cheio de vida e de cores. Suas pinturas revelam uma refinada estética contemporânea, às vezes realista, outras vezes meramente imaginária. Utiliza técnicas de pintura a óleo ou acrílica sobre tela. Começou sua carreira artística ainda muito jovem, frequentando cursos livres entre 1981 e 1985. Em 1988, ingressou na Faculdade de Comunicação Social na FACHA, e, no ano seguinte, na Faculdade de Direito da UERJ. Seguiu carreira jurídica, mas nunca deixou de lado sua paixão pela pintura. A partir de 2015, abraçou de vez a arte. Alugou em ateliê e começou a produzir. Em 2019, encontrou sua voz na causa da “Década do Oceano”, proclamada pela ONU para o período de 2021 a 2030. Sua obra é um convite para aqueles que amam o mar e se preocupam com a preservação dos oceanos. EXPOSIÇÕES: 2023: Premiada no 8º Salão de Artes Visuais do Centro de Cultura França-Alemanha; Exposição Individual “Mares e Corais” – Espaço Cultural Correios Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Mulheres a beira de um ataque de artes” – Centro Cultural dos Correios/RJ; Exposição Coletiva “Futuro Compartilhado” – Centro Cultural dos Correios/RJ. 2022: Exposição Individual “Niterói na Década do Oceano” – Caminho Niemeyer – Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Modernistas” – Museu Casa dos Contos – Ouro Preto/MG; Exposição Coletiva “Coletivo BB saúda e pede passagem” – Centro Cultural dos Correios/RJ. 2021: Exposição Individual “Mares e Corais” – Espaço Cultural CEPERJ – Sala Djanira – RJ; Exposição Coletiva “Bonde 21” – Sala José Cândido de Carvalho – Fundação de Arte de Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Bonde 21” – Fábrica Bhering – RJ; 6º Circuito de Artes Búzios – RJ. 2020: Exposição Individual “Arte para quem ama o mar” – Teatro Claro Rio/RJ.
MAC NITERÓI
Ciente da importância da cultura e de sua influência em nossa percepção de mundo, o MAC NITERÓI tem uma política de contínua realização de eventos, oferecendo à sociedade niteroiense oportunidades relevantes de contato com a arte.
Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais
Artista: Cris Duarte @artecrisduarte
Curadoria: Marcia Marschhausen
SERVIÇO
Local: MAC NITERÓI
Visitação: de 02 de dezembro de 2023 à 07 de janeiro de 2024
Todos os dias, das 9 às 18 horas
ENTRADA FRANCA
End.: Mirante de Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói/RJ
DIA 2 DE DEZEMBRO:
Vernissage: abertura oficial da exposição, no pátio do museu, das 16 às 18 horas.
Projeção de Videomapping: no pátio do museu, das 18 às 19 horas, para convidados.
Exposição Marinha: auditório, das 10 às 16 horas – mini-exposição sobre o
Trabalho da diretoria de hidrografia, navegação e sua importância para a
segurança marítima e preservação do oceano.
Exposição “Aruanã”: pátio do museu, próxima à coluna, das 10 às 15 horas –
mini-exposição com material biológico de tartarugas marinhas da Baía de
Guanabara. Essa atividade busca educar os visitantes sobre a importância
da preservação das tartarugas e seu papel no ecossistema marinho.
Classificação indicativa: Livre