Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Segundo dia da Oficina Esportiva reúne grande público, com presença da judoca paralímpica do Time Rio, Brenda Freitas

Segundo dia de oficina esportiva

O segundo dia da ‘Oficina Esportiva – Rumo a Paris’ reuniu grande público no Centro Administrativo São Sebastião (Cass), sede da Prefeitura do Rio. O evento tem como objetivo estimular a população a praticar esportes, com atividades durante todas as quintas-feiras de junho e julho, das 11h às 14h, até a véspera da maior competição esportiva do mundo, as Olimpíadas 2024, que serão realizadas na capital francesa. Além disso, o público pode conhecer atletas olímpicos que estarão em Paris e concorrer a prêmios. Nesta quinta-feira, o público pode participar das atividades de basquete, judô e tênis de mesa. O evento contou  com a presença da judoca paralímpica, Brenda Freitas, que faz parte do Time Rio, parceria entre a Prefeitura do Rio e os Comitês Olímpico (COB) e Paralímpico do Brasil (CPB).

– A oficina é muito bacana, um sucesso grande. A gente não estava esperando um público tão grande. A ideia é que as pessoas se reaproximem desse clima esportivo até os Jogos Olímpicos. Semana passada tivemos duas atletas olímpicas com a gente aqui, a Laura Amaro e a Amanda Schott e, hoje, tivemos a atleta paralímpica, Brenda Freitas. Então a ideia é essa. A gente vai estar aqui todas as quinta-feiras, de junho e julho, com atletas de diferentes modalidades. Diferentes esportes olímpicos para as pessoas entrarem nesse clima tão bacana da olimpíada. E ainda tem gente que trabalha na Prefeitura e também precisa conhecer novos esportes. Colocar a vida em dia. É muito legal para eles também – afirmou a secretária municipal de Esportes, Anna Laura Secco.

A judoca paralímpica, Brenda Freitas,  elogiou a iniciativa.

– É muito importante estar neste evento para incentivar as pessoas a torcerem e praticarem esporte. Estou muito feliz por este convite e estar aqui representando o meu instituto e o Time Rio. É muito importante porque hoje focam muito no olímpico e o paralímpico às vezes fica de lado. Então, o cuidado da Secretaria em fazer este convite para a gente também é fundamental para mostrar para as pessoas que somos fortes – disse a atleta do Time Rio.

O atleta Osvaldo Pereira, que já fez parte da seleção brasileira de judô e atualmente trabalha na SMEL, ajudou a ministrar a oficina de judô.

–   Um evento como esse é fundamental para que a gente possa cada vez mais disseminar o esporte no Rio. A Brenda é uma atleta paralímpica e ela, como milhões de brasileiros, tem o sonho de vencer na vida através do esporte. Ela só conseguiu fazer isso porque teve todo um aparato e políticas públicas para resguardar tanto profissionais quanto atletas que querem fazer parte deste ciclo olímpico. Fui atleta e tive a vida transformada pelo esporte. Hoje posso trabalhar com pessoas que levam isso adiante para ajudar a trazer mais exemplos de sucesso dentro do esporte, como o da Brenda e de uma Rafaela Silva –  afirmou.

O público que participou das oficinas também aprovou a ideia, como Giovani, que trabalha no ramo de elevadores.

– Isso é muito importante para nossa saúde e relacionamento. Estou adorando. Eu aprendi a jogar tênis de mesa por lazer e desde a minha infância jogava com meus primos e irmãos. Tinha tempo que não praticava e foi só relembrar mesmo. Fiquei muito feliz. Parabéns para quem organizou e promoveu este evento.

Outra atração que fez sucesso no evento foi a presença da tocha olímpica dos Jogos Rio 2016. As amigas Livia Vieira e  Caroline Cristina, que são bancárias, ficaram encantadas.

– Achei muito legal e diferente. A gente não costuma ver essas coisas por aqui, ter a oportunidade de conhecer mais alguns esportes. É uma honra conhecer a tocha olímpica, que é tão importante para o Rio desde as Olimpíadas de 2016 –  contou Livia.

 – Eu vi que tem vários dias de evento e isso é muito legal. Minha foto com a tocha vai fazer sucesso nas redes sociais –  disse Caroline.

Marcus Vinícius, que trabalha na Secretaria municipal de Saúde, também gostou do evento.

– Foi bom para quebrar um pouco do gelo do trabalho. Conhecer a tocha pessoalmente é um prazer. Gostaria que tivesse ainda mais iniciativas como esta. Bom que as pessoas conhecem mais sobre os projetos olímpicos e paralímpicos.

Para participar, basta comparecer ao CASS, na Rua Afonso Cavalcanti 455, na Cidade Nova, preencher o cadastro e disputar o Desafio SMEL. Os campeões masculino e feminino de cada dia serão contemplados com uma premiação especial.

Confira a programação dos próximos dias da Oficina Esportiva – Rumo a Paris

20/6

Luta de braço

Luta Olímpica/Judô

Remo

27/6

Tênis de Mesa

Futebol

Remo

4/7

Basquete

Luta de braço

Jiu-jítsu

Levantamento de Peso Olímpico

 11/7

Break Dance

Tênis de Mesa

Boxe

18/7

Luta de braço

Ginástica Rítmica

Taekwondo

25/7 (Véspera da Olimpíada)

Tênis

Remo

Badminton