Jornal DR1

Senado aprova três projetos que ampliam serviços do SUS

 

Propostas são voltadas para cirurgias de lábio leporino, atendimento psiquiátrico para gestantes e a criação de política de educação sobre doação de órgãos

O Senado Federal aprovou três projetos de ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro determina a realização de cirurgias reparadoras para lábio leporino, com acompanhamento de fonoaudiólogo, psicólogo e ortodontista pelo SUS, tornando o procedimento obrigatório para os nascidos com essa má formação.

O segundo garante assistência psicológica à mulher durante a gestação e pós-parto na rede pública de saúde, proposto pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Sua proposta trás os dados em que cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das mulheres no pós-parto sofrem com ansiedade e depressão, necessitando de um atendimento médico de qualidade .

O terceiro institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, proposto pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que busca criar uma política de educação para manter a referência do Brasil em transplantes de órgãos. Os projetos seguem para análise na Câmara dos Deputados e sanção presidencial.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24