A Secretaria de Ordem Pública (Seop), em conjunto com a Subprefeitura da Zona Sul, realizou neste domingo (09) mais uma operação de fiscalização na orla, visando combater o aluguel ilegal de ciclomotores e bicicletas elétricas por ambulantes irregulares.
Em Copacabana, foram apreendidos dez veículos elétricos que estavam sendo alugados ilegalmente por pessoas físicas, sem manutenção adequada, alvará ou qualquer licença para a atividade. Além de configurar uma irregularidade econômica, essa prática coloca em risco a segurança dos locatários e dos demais frequentadores da região.
A ação deste domingo, além de coibir o aluguel irregular de bicicletas e ciclomotores elétricos, também teve como objetivo conscientizar os ciclistas quanto a proibição de utilização das bicicletas na faixa de lazer da pista da orla, que fecha aos domingos e feriados.
Desde 2022, aproximadamente 360 ciclomotores foram removidos por serem alugadas sem autorização no calçadão.
A Seop realiza continuamente ações educativas, como a deste domingo, orientando pedestres e proprietários de veículos elétricos sobre o uso responsável do espaço público, garantindo mais segurança e conforto para todos.