A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou, nesta quinta-feira (20/2), a demolição de construções irregulares com finalidade comercial que funcionavam como ferro-velho e depósito, erguidas em área objeto de desapropriação, na Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, ao lado da entrada da favela do Metrô, uma extensão da comunidade da Mangueira, área sob influência do crime organizado.
Ocupando cerca de 1.000 m2 de área pública, as construções foram executadas sem qualquer licença da Prefeitura e funcionavam sem os devidos alvarás. Engenheiros da Prefeitura estimam um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão aos responsáveis. A operação foi conjunta com a 20ª DP, em Vila Isabel, que possui investigação sobre o estabelecimento.
Durante a operação, os agentes apreenderam cerca de 15 quilos de cobre sem procedência, além de duas papeleiras da Comlurb e aproximadamente 200 cordões de crachá da Secretaria de Saúde.
Um relatório de inteligência foi feito recentemente pela Seop e apontou intensa movimentação no local durante a noite e madrugada. Nesse levantamento ficou evidenciada a compra de cobre e uma grande concentração de usuários de drogas, especialmente à noite. Foi identificado também que entre o ferro-velho e o imóvel vizinho há uma espécie de janela por onde são passados materiais e dinheiro por meio de uma caçamba.