Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Serra: Estado do Mato Grosso do Sul, com a segunda maior população de ameríndios do Brasil

IMG_4897

Os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul compunham um único estado até 1977, quando o Governo Brasileiro decretou a divisão do território, alegando dificuldades em desenvolver a região, diante de sua grande extensão e diversidade.

O Estado do Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, ocupa uma área de 357.155.836 km2 (maior que alguns países europeus, como a Alemanha, p.ex.), com uma população estimada em 2.6000.000 habitantes, distribuídos em 79 municípios, 165 distritos, 4 mesorregiões geográficas e 11 microrregiões geográficas. Tem como limites Goiás ao Nordeste, Minas Gerais ao Leste, Mato Grosso ao Norte, Paraná ao Sul, São Paulo ao Sudeste, Paraguai ao Oeste e Sul e a Bolívia ao Noroeste. Sendo a parte Sul do seu território, cortada pelo Trópico de Capricórnio. Possui um relevo caracterizado por planaltos, patamares e chapadões, todos inseridos nas bacias dos rios Paraná e Paraguai. Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas do território, as serras da Bodoquena e de Maracaju. As altitudes médias ficam entre 200 e 600 metros. Na maior parte do território do estado predomina o clima do tipo tropical ou tropical de altitude, com chuvas de verão e inverno seco. A vegetação de cerrados recobre a maior parte do estado a Leste, o pantanal a Oeste e floresta tropical ao Sul. Os principais rios que cortam o estado são Anhanduí, Apa, Aporí ou do Peixe, Aquidauana, Correntes, Miranda, Paraguai, Parnaíba, Pardo, Sucuriú, Taquari e Verde.

A Capital do Estado do é Campo Grande, reduto histórico dos divisionistas entre o sul e o norte, foi fundada por colonizadores mineiros que vieram, movidos pelo processo de interiorização do Brasil Colônia, se aproveitarem dos campos, das pastagens nativas e das águas cristalinas dos rios e riachos da região dos cerrados. É uma cidade planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins. Considerada uma das cidades brasileiras mais arborizadas do Brasil. Localizada em uma região de Planalto, em que se é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. Possui uma população de aproximadamente 900 mil habitantes, sendo o terceiro e mais desenvolvido centro urbano da região Centro-Oeste do Brasil e o 22º município mais populoso do País. A cidade devido à coloração da sua terra (roxa ou vermelha) é intitulada “Cidade Morena”. Possui uma infraestrutura bem organizada para o turismo.

As migrações de contingentes oriundos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Parana, Nordeste, São Paulo e imigrantes de países como a Alemanha, espanha, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Síria e Libano foram, fundamentais, para o povoamento de Mato Grosso do Sul, marcando, assim, a fisionomia da região. Sendo, também, o segundo estado do Brasil em número de habitantes ameríndios de várias etinias, entre elas Atikun, Guarani (Kaiowá e Nhandewa), Guató, Kadweú, Kamba, kinikinawa, Ofaié , Terena e Xiquitano.

O Território do Estado de Mato Grosso do Sul é composto por grandes propriedades rurais e enormes vazios populacionais, que refletem, diretamente, na baixa densidade demográfica. Apresenta o maior crescimento econômico da região Centro-Oeste. Tendo como principal atividade economica, desenvolvida no estado, a agropecuária, responsável por, aproximadamente, 29% do Produto Interno Bruto (PIB).  Na agricultura, os principais produtos são a soja seguida da cana-de-açúcar, além, de plantações de arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão e amendoim.

Mato Grosso do Sul detém o terceiro maior rebanho bovino do país. Com o intuito de ampliar a atividade industrial, o Estado concede incentivos fiscais que proporcionam um significativo processo de industrialização.

A região onde o Mato Grosso do Sul está localizado contribui muito para o seu desenvolvimento econômico, pelo fato de fazer divisa com grandes centros produtores e consumidores do Brasil (Minas Gerais, São Paulo e Paraná); além das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, uma vez que se situa na rota de mercados potenciais de toda a zona ocidental da América do Sul. Comunica com a Argentina, através da Bacia da Prata, dando acesso ao Oceano Atlântico e ao Pacífico através dos países andinos.

O Estado possui o oitavo melhor Índice  de  Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. A mortalidade infantil é de 16,9 a cada mil nascidos e o índice da população não alfabetizada está abaixo dos 8 %.

Mato Grosso do Sul é mundialmente conhecido por sua biodiversidade encontrada, principalmente, no complexo do Pantanal e no Parque Nacional da Bodoquena. Cidades turísticas como Bonito, jardim e Bodoquena localizadas no Parque Nacional da Bodoquena; Corumbá, Aquidauana, Miranda, Anastácio e Porto Murtinho no Complexo do Pantanal, Ponta Porã e Bela Vista nas fronteiras com o Paraguai; além das cidades de Costa Rica, Rio Verde e Fátima tem atraído um número, cada vez maior, de turistas interessados pelas belezas naturais da Serra da Bodoquena.

                        O Estado abriga ,a Oeste, dois terços do Pantanal Matogrossense a maior planície alagável do mundo e um dos ecossistemas mais importantes do planeta, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Natural da Humanidade.

A culinária do estado é bastante diversificada, entre os hábitos alimentares incluem, além dos peixes, os pratos feitos com carnes. Sob a influência do Paraguai vem o gosto do mate gelado ou tererê, além das chipas (espécie de pão de queijo). Da Bolívia vem o gosto pelas salteñas (pastéis assados e recheados com frango).

O Estado, assim como em uma República , é governado por 3 poderes, o Executivo representado pelo governador (Reinaldo Ajambuja), o Legislativo representado pela Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul e o Judiciário representado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul e outros tribunais e juízes.

A Bandeira do Estado traz uma estrela amarela que simboliza o estado e suas riquezas conquistadas pelo trabalho, o verde que faz um alerta à preservação ambiental, o azul representa o céu e o branco a paz.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - 05/07/24