Para os cristãos, dia de relembrar o sacrifício de Cristo
A Sexta-feira da Paixão é sempre anterior ao Domingo de Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.
Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Cristo, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha.
Entre as práticas mais comuns da Sexta-Feira Santa, estão:
Encenações da crucificação de Jesus: peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo.
Abstenção de carnes: em especial a vermelha e a de frango. Muitos fiéis substituem o consumo desses tipos de carne pela de peixe.
Na Igreja Católica, também é realizada uma cerimônia conhecida como Celebração da Paixão de Cristo, que tradicionalmente acontece às 15 horas. Essa cerimônia é marcada pela liturgia da palavra, adoração da cruz e comunhão da eucaristia. Essa cerimônia não é considerada uma missa — esse é o único dia no ano no qual não são realizadas missas.
Muitos locais também fazem procissões do Enterro, em que o velório de Jesus Cristo é encenado. As cores predominantes na liturgia católica nesse dia são o vermelho e o preto. Além disso, os fiéis são orientados a dedicar o dia para oração e meditação no texto bíblico.”
Neste ano, o feriado da sexta-feira santa ficou próximo aos feriados de Tiradentes e São Jorge, se tornando um feriado prolongado.
Por ser feriado, os órgãos municipais não terão expediente. Exceção é para serviços de saúde, transporte, segurança e abastecimento de água e energia elétrica, que seguem com esquemas de plantão,.
Todas as agências bancárias do país não vão abrir nos dias 18, 21 e 23 de abril. Carnês e contas com vencimento na data podem ser pagas no dia 22, sem cobrança de juros. Os bancos vão abrir normalmente na terça (22), afirma a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Agências vão ficar fechadas nesta sexta (19), na segunda-feira (21) e quarta-feira (23). As unidades que abrem de sábado podem funcionar, mas é necessário consultar a que atende a sua região.
O funcionamento de lojas e comércio de rua é facultativo. Já os shoppings devem operar com horário reduzido. Nesse período, as lojas costumam abrir das 14h às 20h, as praças de alimentação e áreas de lazer funcionam das 12h às 21h.