Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Simpósio sobre a saúde da Mulher

A MULHER NA MEDICINA 

A Mulher exerce várias funções :

Ser filha, esposa, mãe , e a função de ser médica e professora da Medicina, é ensinar aos alunos a atender com humanismo, da mesma forma que você gostaria que alguém da sua família ou você próprio fosse atendido. Saber ouvir, ter um olhar clínico, ser capaz de estar sempre disponível e estar presente na educação dos filhos, dos alunos, lutando no dia a dia, pela qualidade de vida de todos.

A vida fez com que múltiplas funções fossem desenvolvidas ao mesmo tempo e ser capaz de se virar para estar presente em tudo, com os pais, com os filhos, com o marido, cuidando da família e da Medicina.

Atendi com os alunos da Medicina, em Comunidades carentes, levando medicamentos, vacinas e criamos Centros de atendimentos para recuperação nutricional de crianças desnutridas, coordenei hospitais de emergência, participo de várias Academias de Medicina, Academia de Medicina do Rio de Janeiro e a atual Presidente, sendo a primeira mulher desde a fundação, há 25 anos, Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina e Reabilitação, Membro Titular da ABRAMES, da AJEB-Rio, colunista da coluna Saúde do Jornal O Fluminense, professora de Medicina  da UFF e da AFYA-Unigranrio.

Meus três filhos , encaminhados,  o mais velho médico, professor de Medicina, a do meio, advogada nos Estados Unidos e a mais nova , iniciando a escola de Medicina nos Estados Unidos.

As múltiplas funções:

– a dedicação à família é fundamental, aos alunos, aos pacientes, lutar pelos direitos inerentes ao bem estar, à saúde e manter sempre  acesa a chama do amor,de ser mulher extraordinária e guerreira.

As várias funções, além da Medicina :

– Ser : filha, esposa, mãe, dona de casa, e não deixar de ser mulher com todas as qualidades inerentes ao sexo feminino.

Ser mulher é…ser:

“Uma estrela, capaz de dar a luz,

nortear os caminhos da vida e aquecer o coração da humanidade.

Manter uma alimentação saudável, exercício físico e horas de sono, são importantes para revigorar a qualidade de vida e o bem estar da saúde feminina.

Dra. Selma Sabra é Presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, membro titular da Academia Brasileira de Medicina e Reabilitação e da Academia Brasileira de Médicos Escritores do Rio de Janeiro.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded