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Sobe para 53% o número de consumidores que levam marmita para o local de trabalho

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Além da pesquisa, evento também apresentou motivações e tendências do consumidor

Por meio de um evento dedicado à inovação, a GALUNION Consultoria revelou dados inéditos de duas pesquisas realizadas nos últimos meses. O GALUNION INSIGHTS foi comandado pela fundadora e CEO, Simone Galante, e contou com a participação de importantes empresários que atuam no segmento, para um debate focado nas perspectivas do consumidor e dinâmica do mercado, além das possibilidades e desafios de toda a cadeia que engloba o segmento de alimentação fora do lar. A iniciativa foi realizada na última quarta-feira, dia 29 de novembro, no SENAC Santo Amaro, em São Paulo capital.

 

Uma das pesquisas divulgadas em primeira mão é a nova edição intitulada “Alimentação hoje: A visão dos consumidores de Foodservice”. O levantamento contou com 1.048 entrevistados, entre homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B e C. Destes, 51% estão trabalhando para uma empresa home office e/ou presencialmente, 26% estão trabalhando de forma autônoma, 13% estão trabalhando tanto para empresa quanto de forma autônoma para complementar a renda e 10% não estão trabalhando. Se compararmos os dados da última edição, realizada em junho de 2023, 36% das pessoas estavam trabalhando de forma híbrida e nesta nova análise de novembro de 2023, o número subiu para 44%.

 

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“Reiterando o que já revelamos em outras pesquisas, os brasileiros continuam optando pela marmita. Em junho, 43% levavam marmita na maioria das vezes para o local de trabalho. Agora, esse número saltou para 53%. Ainda com base no levantamento feito anteriormente, em junho, quisemos entender os principais motivos que levam a esse comportamento. A questão de economia ainda é preponderante para 65%, seguido de comer saudável para 51% e economizar tempo para 34%. Isso evidencia que há novas possibilidades para quem busca atingir esse perfil de público com a marmitas prontas, entregando qualidade e sabor, aliados a um bom custo-benefício”, explica Simone Galante.

 

Já com foco no consumo presencial, o estudo traz os principais motivos apontados pelos consumidores com base na experiência de comer fora. Para 56% dos entrevistados, a experiência de sair para comer com serviço amigável e de qualidade é o principal motivador, para 43% é o encontro com amigos e familiares, para 40% é a necessidade de almoço ou jantar por conveniência, 33% por buscarem pratos ou menus novos e inovadores que não podem ser reproduzidos em casa, e 25% por preferirem ambientes com conceitos novos e interessantes.

 

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“Além da questão econômica aparecer como motivador para escolha das marmitas, os clientes ouvidos também estão ávidos por produtos mais econômicos e ofertas que cabem no bolso, de acordo com 60% dos respondentes, quando perguntamos qual é a tendência do que consomem atualmente ou gostariam de consumir nos próximos 12 meses, em estabelecimentos ou via delivery. Isso mostra como os negócios que atuam no foodservice precisam criar opções mais atrativas e com melhor custo-benefício para uma parcela de clientes que querem efetuar refeições fora do lar, mas planejam ter um gasto menor. Entre as demais razões, temos 44% que querem produtos comfort, 42% por produtos com foco em frescor, feitos na hora ou em vitrines apetitosas, 41% por produtos que possam personalizar à sua maneira e 38% por produtos com apelos para saúde física e mental”, pondera Nathália Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing na Galunion.

 

A pesquisa também mostra quais são os critérios de escolha de restaurantes para consumo presencial. Em primeiro lugar, volta a figurar o quesito de higiene e limpeza, com 59%, seguido por ter uma comida gostosa com 55% e ter preço justo com 54%. Já entre os diferenciais na escolha de um restaurante para efetuar as refeições de forma presencial, 46% preferem espaços abertos e ao ar livre, 40% buscam ter entretenimento, 39% querem ambientes com uma decoração diferenciada, temática ou instagramável, enquanto 34% optam por locais que tenham uma cozinha aberta e visível.

 

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Outro dado relevante, mostra que 68% dos entrevistados compram de marcas que só encontram nas plataformas de delivery, também conhecidas como dark kitchens. Isso mostra uma mudança no comportamento do consumidor, principalmente no cenário pós-pandemia, graças às vantagens e aos benefícios de utilizar o delivery para diferentes períodos do dia, em qualquer lugar, para diversos tipos de culinárias, inclusive padarias, que exploravam pouco essa modalidade anteriormente.

 

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