Por David Antunes
No último dia 4 o 1° Batalhão de Polícia do Exército completou 80 anos de história, e homenageou quase 100 pessoas com Certificado e Medalha de Amigos do Batalhão e entre elas, estava o Jornalista David Antunes, Colunista deste jornal e foi lançado o “Selo postal” em comemoração ao mesmo que desempenha um papel fundamental na segurança e na defesa do País. Ao longo das décadas, essa unidade demonstrou comprometimento e profissionalismo na manutenção da ordem, na capacitação de recursos humanos nas áreas de emprego da Polícia do Exército e no apoio às operações militares.
A história da Polícia do Exército começou a ser escrita nos campos de batalha da Itália. Em 1943, o Brasil iniciou a sua participação na II Guerra Mundial.
A organização de uma unidade para atuar com a função de polícia foi mais uma das exigências ditadas pela necessidade de adaptar o Exército Brasileiro à nova estrutura da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Em 06 de dezembro de 1943, deu-se início à Polícia do Exército no Brasil, sendo criado o Pelotão de Polícia Militar (PPM) da 1° Divisão de Infantaria Expedicionária – 1° DIE, tendo um efetivo de 19 militares do 3° Regimento de Infantaria, sediado em São Gonçalo – RJ e 44 Guardas Civis do Estado de São Paulo.
No dia dois de julho de 1944, embarcou o 1° Escalão da Força Expedicionária Brasileira – FEB com destino a Nápoles, na Itália.
O 1° Esc, já em terra firme, dirigiu-se para o estacionamento de Agnaro. As operações iniciaram em 15 de setembro de 1944, sendo realizado o policiamento da área da 1° DIE, balizamento de tráfego a pé e motorizado, guarda de prisioneiros, reconhecimento de estradas, vigilância de pontos críticos e a segurança e condução de comboios.
Durante a II Guerra Mundial, o pelotão foi elevado à condição de Companhia, devido ao aumento da demanda em virtude do êxito aliado nas operações.
Com o término da Guerra, o general Zenóbio da Costa verificou a necessidade de trazer para o Exército Brasileiro a estrutura de Polícia que havia visto funcionar em campanha.
Em Dezembro de 1945 foi criado a 1° Companhia de Polícia Militar, subordinada à Zona Militar do Leste, tendo recebido a nova denominação de 1° Companhia de Polícia do Exército, em 06 de agosto de 1947, iniciando o recrutamento dos soldados “Catarinas”.
A 1° Companhia de Polícia do Exército instalou-se na antiga Escola do Estado-Maior, (transcrito no Boletim Diário, n°267, de novembro de 1946, da 1° Região Militar) em 11 de novembro de 1946, tendo publicado o termo de recebimento e exame do imóvel no Boletim Interno de n° 99, de 03 de maio de 1948.
Em 4 de abril de 1951 é transformado no 1° Batalhão de Polícia do Exército. Em uma justa homenagem ao grande entusiasta e incentivador da Polícia do Exército, o 1° BPE recebeu, em fevereiro de 1964, logo após a sua morte, a denominação de “Batalhão Marechal Zenóbio da Costa”.